domingo, 21 de julho de 2019

Os Jogos da Minha Infância

Saltar à corda, jogar à macaca, juntar os amigos para um jogo do stop ou do mata... Todos temos em comum a memória destes jogos de infância. Preparem-se, pois, para uma viagem ao mundo da nostalgia, através desta breve, mas muito abrangente, recolha dos jogos que todos partilhámos em tempos mais inocentes. Alguns mais conhecidos do que outros, mas formando no todo uma encantadora viagem pela memória dos jogos infantis.
Muito breve e muito simples, este é um jogo que, sem grandes contextualizações, apresenta essencialmente uma recolha dos jogos tradicionais que muitos de nós praticámos em pequenos. E a apresentação é simples: as regras, acompanhadas de um esquema ou ilustração, e do número de jogadores e material necessário. São maioritariamente jogos simples e esta descrição sucinta consegue, além claro, de apelar à nostalgia, apresentar também alguns jogos específicos a quem nunca antes os conheceu. O resultado é uma mistura de diversão e nostalgia - um regresso ao passado, bem como um conjunto de actividades interessantes. Para miúdos... e não só.
Outro aspecto que sobressai é que, funcionando essencialmente como livro de instruções, sem nada mais além das simples regras, deixa a quem o lê a evocação das memórias que lhe forem mais próximas, transformando a leitura numa experiência mais pessoal. Ao mesmo tempo, funciona como livro de actividades, permitindo, talvez, a passagem destes jogos a uma nova geração. Seja como for, o efeito da leitura é bastante interessante, até porque pelo menos alguns destes jogos são intemporais.
Talvez houvesse mais a dizer sobre estes jogos tradicionais, até porque tempos houve em que foram quase omnipresentes. Mas faz sentido deixar isso à memória de cada um. Além disso, contextos e exemplos - reais ou literários - são secundários face à prática e à memória. Lembramo-nos do jogo? Então sabemos o que precisamos de saber. Não nos lembramos? Então vamos sempre a tempo de descobrir.
Termino, por isso, como comecei: realçando a deliciosa viagem à nostalgia contida nas páginas deste livro. Simples, curto, mas cheio das bases de boas memórias, um bom livro para recordar a infância ou para transmitir muitas dessas brincadeiras que tanto nos divertiram em tempos.

Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário