quarta-feira, 3 de julho de 2019

Urso (Jorge Mateus, Paulo Caetano e Miguel Brandão Pimenta)

Esta é a história de dois autores que decidiram escrever um livro sobre a história do urso-pardo em Portugal e sobre os passos que levaram ao seu desaparecimento. Para isso, foram ao país vizinho para fotografar um urso, dedicaram-se à pesquisa de avistamentos históricos e também à pesquisa de umas quantas lendas e mistérios. E, uma vez concluído o livro - intitulado Urso-pardo em Portugal: Crónica de uma Extinção - decidiram aventurar-se um pouco mais e escrever, em formato de banda desenhada, a história da sua história. Como que um making of. O resultado é este Urso.
É essencialmente em dois aspectos distintos que se encontram os principais pontos fortes deste livro. Primeiro, o facto de não ser uma adaptação de um livro, mas antes a história da sua criação, fazendo dos autores personagens ao mesmo tempo que introduz alguns elementos essenciais do livro que lhe seguiu de base. É necessariamente difícil imaginar de que forma poderá um livro de divulgação científica ser adaptado a este formato, daí que o facto de não ser uma adaptação e sim um complemento acaba por ter um resultado bastante eficaz. Por um lado, transmite muita informação relevante, despertando a curiosidade para o livro "original". Por outro, faz dos autores co-protagonistas, proporcionando uma leitura cheia de momentos surpreendentes.
O outro aspecto é a arte, e especificamente os contrastes entre os diferentes elementos do livro. Ao tom mais esbatido dos episódios protagonizados pelos autores, que parece evocar a pesquisa elaborada entre páginas e páginas de livros antigos, opõem-se as sequências cheias de cor e de acção dedicadas às caçadas, aos confrontos lendários e a um passado de reis e cortes. E, claro, há ainda uma organização peculiar que faz com que, entre os diálogos mais extensos e os momentos de acção silenciosa, haja também uma movimentação entre tempos que torna o passado bastante mais próximo.
É um livro relativamente simples, feito mais de pequenas histórias do que de grandes momentos, o que acaba por fazer bastante sentido tendo em conta que é a história da criação de um outro livro. Mas há também um certo equilíbrio na brevidade, pois embora o grosso da informação esteja inevitavelmente no outro livro, a essencial está presente, e complementada com uns quantos laivos de humor delicioso que importa também destacar.
Finda a leitura, fica a impressão de um livro simples, mas estranhamente cativante, que parte de uma premissa invulgar para atingir o equilíbrio certo entre informar e entreter. Cheio de cor, de humor e de informação relevante, uma leitura breve, mas muito interessante. E surpreendente, também.

Título: Urso
Autores: Jorge Mateus, Paulo Caetano e Miguel Brandão Pimenta
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário