sexta-feira, 22 de maio de 2009

Novidades Nova Vega

A Conquista da Cidade na Narrativa de Luandino Vieira
Carla Ferreira

Em A Conquista da Cidade, Carla Ferreira analisa a produção literária de Luandino Vieira, que teve um papel determinante no contexto de afirmação da identidade nacional angolana.
Sabendo reflectir a herança da história política e sobretudo das gerações precedentes de escritores, especialmente os ideais defendidos pelo grupo de jovens de "Vamos descobrir Angola!", o Autor integrou na sua obra literária os princípios enunciados pelos escritores que lutaram pelo respeito do homem africano, tendo-lhes conferido uma nova força comunicativa e discursiva, ambas inspiradas na realidade angolana e no espírito comprometido da intelectualidade.

Ao nível do conteúdo dos textos, é a problematização do espaço e a relação estabelecida por esta categoria com o tempo, as personagens e a acção o motor do interesse da obra literária de Luandino, uma das mais emblemáticas dos tempos da luta anti-colonial e, certamente, da contemporaneidade.


Por Terras de Portugal e de Espanha
Miguel de Unamuno

Sem perfilhar um conceito fechado de Nacionalismo, Miguel de Unamuno procurou plasmar nas suas obras a essência da Espanha real e o sentimento da paisagem. Publicado em 1911, Por Terras de Portugal e de Espanha reúne várias reflexões do autor, escritas entre 1900 e 1909 ao longo das suas viagens pelo território português e espanhol.

Sem comentários:

Enviar um comentário