segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Esfera dos Livros edita Exilados, de Manuel Arouca

O brilho dos seus olhos tinha-a marcado para sempre. Cecília era casada com um homem que não amava, era herdeira do império financeiro Mendes Silva que se estendia até Angola e, sabia que a agitação política que se vivia em Portugal, depois da revolução do 25 de Abril de 1974, ameaçava fazer ruir o mundo em que vivia.
Quando desembarcou no Rio de Janeiro Cecília sabia que o futuro dos Mendes Silva estava nas suas mãos. Era ela que teria de recomeçar do nada. Mas entre a tentadora praia de Ipanema, o conhecido restaurante do Copacabana Palace, ou a imagem apaziguadora do Cristo Redentor Cecília não conseguia esquecer a imagem daqueles olhos marcados pela tragédia. Tinha de descobrir José, resgatá-lo da sua dor, estender-lhe a mão e, quem sabe, libertar-se das regras sociais que a estrangulavam, de um marido que a traía e a desrespeitava e aprender, de uma vez por todas, a ser feliz.

Manuel Arouca nasceu em Moçambique a 3 de Janeiro de 1955. A sua infância em África lançou as bases para uma adolescência rebelde que mais tarde o impeliu a viajar pela Europa e pelos EUA. Aos 25 anos decidiu entrar na Faculdade de Direito, mas foi durante esse período de estudante que escreveu Os Filhos da Costa do Sol – o seu primeiro romance e um dos mais marcantes best-sellers dos anos 80 – e assim, depois de se licenciar, optou pela carreira de escritor em desfavor da carreira de advogado. Nos finais dos anos 80, Manuel Arouca começou a escrever para televisão, assinando um vasto conjunto de programas emitidos tanto pela RTP como pela TVI.
Na sua obra televisiva destaca-se a novela Jardins Proibidos pelo facto de ser a primeira novela portuguesa a derrotar, em horário nobre, a prestigiada novela da Globo, alterando drasticamente o panorama da ficção televisiva em Portugal. A sua ambivalência criativa levou-o a escrever também duas séries documentais, ambas de grande sucesso: Eusébio e Mistérios de Fátima. Em 2004 interrompeu a actividade como guionista para se dedicar exclusivamente à escrita de Deixei O Meu Coração Em África, editado em 2005 e hoje já na sua 9.ª edição. Em 2007 regressou à televisão como responsável pelo argumento da novela, emitida pela TVI, Tu e Eu. Em 2008 assina para a SIC, Podia Acabar o Mundo.

Fonte: Esfera dos Livros

Sem comentários:

Enviar um comentário