terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Cântico dos Mendini (Brian Keaney)

Depois de Gente Vazia e O Espelho Quebrado, chega-nos finalmente a conclusão da trilogia As Promessas do Dr. Sigmundus. Para quem seguiu curiosamente as aventuras de Dante e Bea num mundo onde sonhar pode ser razão para toda uma vida de cárcere, este é o livro onde muitos acontecimentos encontram a sua completa explicação.
Tal como nos volumes anteriores, a escrita continua a ser bastante acessível, centrando-se mais em elaborar os cenários e o enredo que propriamente a linguagem. E é em parte este aspecto que torna esta leitura tão envolvente. O autor manipula aspectos de diferentes mitologias, misturando várias situações para criar um mundo complexo, mas que nos é apresentado de uma forma surpreendentemente simples. E neste terceiro livro existem ainda mais alguns elementos novos, lendas que são acrescentadas à base de crenças deste mundo e que servem de base a um enredo onde a acção é uma constante.
Constantemente surpreendente, não é uma história onde possamos prever o que sucederá a seguir. O que mais me fascinou, contudo, ao longo desta trilogia, é a forma como o autor cria um ambiente negro e, muitas vezes, opressivo, mas onde a esperança prevalece, ainda que por vezes ténue, deixando o leitor na constante dúvida de se/como será possível que, num ambiente tão obscuro, a história dos jovens que vamos acompanhando possa alguma vez acabar bem?
O único aspecto de que não gostei particularmente neste último livro foi a forma como o final nos foi apresentado. Depois de uma caminhada quase compulsiva para o clímax da história, o final acaba por ser demasiado brusco, deixando alguns aspectos por explicar, ao mesmo tempo de que desperta a sensação de que foi tudo demasiado rápido. Ainda assim, este é um pequeno aspecto na totalidade de uma história que, na sua generalidade, envolve e vicia.
O Cântico dos Mendini é, pois, uma conclusão interessante, ainda que não perfeita, para os acontecimentos narrados nos livros anteriores. E se é verdade que alguns aspectos poderiam ter sido mais desenvolvidos, não será, ainda assim, uma desilusão a forma como esta história se completa.

1 comentário:

  1. Gostei imenso da tua opinião. Estava para aproveitar uma promoção da fnac, e acho que assim vou mesmo ;)

    Boas leituras **

    ResponderEliminar