sábado, 27 de fevereiro de 2010

Maníacos de Qualidade (Joana Amaral Dias)

Numa abordagem original e bastante completa dos vários aspectos históricos e psicológicos, este é um livro que explora de uma forma clara e acessível a estranha vida de personalidades célebres como Fernando Pessoa, o Marquês de Pombal e João César Monteiro, entre outros. E se o título desta obra é já bastante sugestivo do que vamos encontrar - personalidades invulgares, mais ou menos associadas à loucura - a forma como a autora nos apresenta a vida e o carácter de cada um deles varia de capítulo em capítulo.
Em comum a cada um dos indivíduos explorados neste livro, são analisados o contexto histórico e social da época em que viveram, bem como seu perfil psicológico e as principais fontes que a eles se referem. Existem, contudo, alguns elementos mais interessantes que outro, e isto não se deve só a uma vida melhor documentada ou mais intensa, mas também à forma como a autora nos apresenta a sua história. No capítulo dedicado a Antero de Quental - que foi para mim o mais fascinante - a autora assume a voz do poeta, como se ele próprio nos contasse a sua vida. Já no que respeita a Margarida Vitória, a autora baseia-se nos escritos da marquesa para recriar uma espécie de sessão entre paciente e psicóloga.
Por último, uma nota muito positiva para a forma fluída e sem complicações desnecessárias com que a autora nos apresenta cada situação e contexto, referindo os adequados termos técnicos, mas sem enveredar por uma linguagem demasiado específica, o que permite ao leitor menos informado compreender na perfeição as situações por vezes revoltantes a que algumas das personalidades estudadas neste livro foram sujeitas.
Um livro bastante interessante para conhecer mais sobre algumas das personalidades marcantes da nossa história, não só nas suas excentricidades, mas no contexto da vida de cada um deles. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário