quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sussurros Ousados (Emma Wildes)

Tudo começa com um gesto de auxílio um pouco indecoroso... e um sussurro capaz de despertar a tal ponto a curiosidade da sociedade que se fazem apostas quanto às palavras proferidas. Mas, para os protagonistas do pequeno escândalo, o que a sociedade pensa não é assim tão relevante. Lorde Augustine já é motivo de mexericos, tanto pelo facto de o seu sangue não ser totalmente inglês como pelo facto de ter vindo da América para reclamar a sua herança. Quanto a Lady Cecily, há no seu um espírito bem mais forte e determinado que o expectável das recatadas senhoras inglesas. E basta o primeiro momento, ligeiramente escandaloso, talvez, mas aparentemente inocente, para que ambos comecem a perceber que talvez estejam destinados uns aos outros, independentemente dos seus planos pessoais.
Romance e sensualidade, mas também um toque de mistério e as medidas certas de humor e emoção, são os elementos essenciais deste livro leve e cativante, em que a história se centra, em grande medida, na relação do casal protagonista, mas sem perder de vista aqueles que os rodeiam. O romance é o centro do enredo, com a ligação entre Cecily e Jon a crescer gradualmente desde o peculiar primeiro contacto à fase final particularmente intensa, mas há tanto a dizer sobre a relação entre ambos como sobre as suas histórias individuais e as dos que os rodeiam. Jon traz um passado consigo, a história de uma filha cuja origem não quer contar, e assuntos a resolver com uma família com más expectativas a seu respeito. Cecily tem um pretendente interessado na sua mão, mas que julga mais adequado para a irmã que, primeiro, terá chamado a atenção do dito nobre. Tudo isto serve de base para um desenvolvimento da sua personalidade, para lá da forma como lidam um com o outro, e, ao mesmo tempo, serve de base para definir o que têm em comum.
Parte do que torna a história cativante é, naturalmente, a ligação entre os protagonistas. E o facto é que está é bastante bem conseguida, com a atracção inicial a dar lugar a sentimentos mais profundos, sem por isso perder de vista as outras relações de cada um deles. Há, também, os expectáveis momentos mais sensuais, mas que nunca se tornam exagerados relativamente ao desenvolvimento do restante da história. O enredo é, portanto, bastante equilibrado neste aspecto, havendo uma natural fluidez na evolução dos acontecimentos e na forma como o restante do enredo se encaixa na parte mais romântica. 
Mas a empatia não surge apenas entre as personagens. As questões no passado de ambos, uma certa nobreza de princípios e o apego aos elementos da família são características comuns a ambos os protagonistas e aspectos que os tornam mais carismáticos para o leitor. Junte-se a isto um agradável sentido de humor e a força emotiva acrescentada pela presença de um certo factor de perigo, e o resultado é uma leitura bastante viciante.
Este é, portanto, um livro que, apesar de ter como centro o romance, cativa pela forma como desenvolve para os seus protagonistas uma história e um contexto maiores que a simples relação entre ambos. Leve e agradável, com uma boa história e personagens fortes, um livro envolvente e viciante. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário