sexta-feira, 2 de junho de 2017

Nimona (Noelle Stevenson)

Lorde Ballister Coração Negro pode ser um supervilão, mas sempre cumpriu algumas regras. Mas isso está prestes a mudar. Tudo começa quando Nimona lhe aparece à frente, oferecendo-se para ser o seu braço direito. E se, de início, Ballister não está muito interessado, tudo muda quando ela lhe revela os seus poderes de transmutadora. Nimona pode muito bem ser a ajuda de que Ballister precisava para expor os verdadeiros desígnios que a Instituição esconde sob uma fachada de heroísmo. Mas, quando todos os planos começam a falhar e a verdadeira dimensão dos poderes de Nimona começa a manifestar, Ballister percebe que o que tem em mãos é um problema muito maior do que esperança. Até porque as atenções da Instituição também caíram sobre o seu novo braço direito...
Não é fácil explicar o que tem este livro que o torna tão deliciosamente fascinante - pelo menos não sem contar demasiado. Há, ainda assim, algumas características que sobressaem e a principal é o equilíbrio de contrastes que parece moldar esta história na perfeição. Contraste entre a simplicidade de uma história que se cinge ao essencial, tanto nas personagens como na história, mas de onde há muito de importante a retirar; entre os conceitos conhecidos de heroísmo e vilania e o verdadeiro papel que estes assumem neste livro; entre a simplicidade de um enredo onde não há grandes reviravoltas, mas onde todos os momentos, do mais divertido ao mais comovente, têm importância. Tudo isto num equilíbrio tão bem conseguido que cada momento desperta precisamente a emoção certa - venha ela no brotar de uma gargalhada ou no coração que fica um bocadinho apertado.
Sendo este um livro de banda desenhada, não é preciso pensar muito para perceber que a imagem é tão importante como o texto. É através das imagens e do diálogo - e nada mais - que se vive o enredo e se conhecem as personagens. E é precisamente aqui que quero chegar. Sem descrições, sem grandes momentos de introspecção por parte dos protagonistas, sem monólogos interiores nem nada que se lhe pareça, é, ainda assim, perfeitamente possível ficar a conhecer as personagens - e sentir com elas. Ballister, Ambrosius e Nimona são uma trindade fascinante - não só pela história que têm, mas por aquilo que representam. E retirar tanto de uma história tão simples é algo de simplesmente memorável.
Há muita magia neste livro. E não, não me refiro só aos estranhos poderes de Nimona. Há magia na forma como a história está construída, como o mais simples dos momentos se pode gravar na memória, na forma como tudo neste livro se conjuga para traçar um percurso memorável sem nunca perder de vista a simplicidade que tanto cativa. No fim, também é isto que fica desta leitura: a beleza das coisas simples, em contraste com a vastidão de possibilidades de a transmitir.
Não há muito mais a dizer sobre este livro - pelo menos sem apagar o impacto dos muitos bons momentos desta história. Por isso, fica apenas o essencial: a imagem de uma leitura memorável, surpreendente e, em muitos aspectos, deliciosa. Recomendo.

Título: Nimona
Autora: Noelle Stevenson
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário