quinta-feira, 15 de junho de 2017

The Children (Ann Leary)

Charlotte Maynard cresceu em Lakeside, na casa do padrasto, com a mãe e a irmã, e é aí que ainda vive. Mas as coisas mudaram desde que Whit morreu, pois, apesar de ela e Joan ainda viverem na casa, esta pertence agora aos verdadeiros filhos de Whit. Parecem, contudo, dar-se razoavelmente bem… pelo menos até que Spin, um dos filhos de Whit, anuncia que se vai casar com uma misteriosa desconhecida. Laurel entra nas suas vidas como uma mulher de sucesso, tentando ganhar a sua simpatia e entrar na família como amiga. Mas Laurel tem motivações escondidas – e a sua presença parece bastar para despertar os piores sentimentos no seio da família. No fim, muitos segredos virão à luz do dia – e ninguém será exactamente o mesmo quando tudo tiver terminado.
Um dos aspectos mais impressionantes neste livro é o facto de, apesar da relativa brevidade, ser inesperadamente complexo e cheio de mistérios. Charlotte, com as suas dificuldades em sair de casa, o blogue falso e a estranha relação que mantém com o amigo de infância. Sally, com as mudanças de amor e a explicação que mais tarde surge para o seu comportamento. A delicada – e não muito fácil – relação entre os filhos de Whit e as filhas de Joan. Tudo isto e mais faz parte do que torna esta história surpreendentemente elaborada e, porém, sempre intrigante e muito fácil de acompanhar. Desde o início que nos leva a querer saber mais. E, quando o sabemos, as respostas são sempre surpreendentes.
Há também um crescendo de intensidade ao longo de toda a história, que pode, por vezes, ser bastante viciante. Primeiro, pelo que não se sabe e a sensação de que o estranho equilíbrio entre as várias personagens está prestes a mudar. Depois, pelas coisas misteriosas que se estão a passar e as explicações aparentemente impossíveis de obter. E, finalmente, quando as grandes revelações surgem, pelo inesperado de toda a situação. Ninguém neste livro é fácil de entender e, por isso, as suas escolhas e movimentos surgem sempre como uma surpresa. É isso, em parte, que torna a história tão intensa – e também o que faz querer conhecer um pouco melhor estas personagens.
Quanto ao fim… bem, o mínimo que se pode dizer é que é inesperado. Longe de ser a conclusão que a história nos faz desejar, tem, ainda assim, um impacto bastante impressionante. E, apesar de deixar também uma sensação de curiosidade insatisfeita – quanto ao que acontece aos protagonistas e às verdades que ficam por revelar – parece, ainda assim, uma conclusão estranhamente adequada. Não é um final limpo, onde os vilões são castigados e tudo acaba bem para os heróis.  É mais complexo do que isso. Mas faz sentido, e é isso o mais importante.
É tudo muito envolvente, muito intrigante. E, apesar de ficarem algumas perguntas sem resposta, tudo se conjuga numa história que prende desde o início e nunca deixa de surpreender até ao fim. Uma história intensa e complexa e, tudo somado, uma boa leitura.


Título: The Children
Autora: Ann Leary
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário