domingo, 4 de março de 2018

Anatomia de um Escândalo (Sarah Vaughan)

James Whitehouse é um político respeitado e de reputação imaculada - até ao dia em que uma colaboradora com quem teve um caso o acusa de violação. Sendo a figura mediática que é, todos os olhos estão postos no seu caso. Mas os mais atentos não são os meios de comunicação. Sophie, esposa de James, só quer que a inocência dele seja provada para depois poder salvar o seu casamento, mesmo apesar das difíceis verdades que descobriu. Já Kate, a determinada advogada da acusação, acredita sem margem para dúvidas na vítima e, embora sabendo que é difícil, não está a disposta a desistir sem ter dado menos que o seu melhor. Mas, se a verdade é, muitas vezes, simples, também é passível de manipulação. E este aparente caso isolado traz consigo a memória de um passado bastante mais sombrio...
Acompanhando as perspectivas de várias personagens e oscilando entre vários pontos no tempo, este é um livro que surpreende, em primeiro lugar, pela forma como constrói um intrincado puzzle de verdades e de possíveis sem nunca perder de vista a envolvência do enredo. É, aliás, incrivelmente fácil entrar no ambiente da história e, a partir do momento em que os segredos começam a ganhar forma, torna-se quase impossível parar de ler. 
É também muito mais que a simples história de um caso em tribunal, embora seja o julgamento o eixo em torno do qual toda a história está construída. A acusação e os avanços do processo são, sem dúvida, parte do que torna o enredo tão cativante, mas é tudo o resto - a relação familiar, os segredos do passado, as histórias de superação e as marcas que se carregam para sempre - que transpõe a história para todo um outro nível. E o equilíbrio delicado entre todas estas facetas, associado ao ambiente de mistério e de tensão que pauta todo o enredo, tornam este livro muito mais marcante. Pois há enigmas a resolver, um possível culpado a condenar - mas também um olhar bastante certeiro sobre os meandros dos poderes e os segredos sombrios dos mais privilegiados.
Mas o ponto mais forte está nas personagens e na forma como a autora vai tecendo a sua construção, espalhando dúvidas e possibilidades para depois surpreender a cada nova revelação. Kate, com a sua determinação e lealdade à verdade, justificadas com um ponto no passado em que tudo mudou. Sophie, com o crescimento que a tornou diferente, mas que a pôs perante escolhas difíceis e verdades difíceis de aceitar. E James, o aparente homem de sucesso e político dedicado, para quem a vida de privilégio ditou regras diferentes. Em todos eles há algo de inesperado e em todos eles há algo de mais vasto que emerge da revelação dos segredos. E é isto - esta imprevista complexidade  - o que mais marca neste intrigante enredo.
Repleto de mistérios e com um inesperadamente certeiro equilíbrio entre a complexidade das personagens e uma busca determinada por uma verdade simples, mas moldável, trata-se, pois, de uma leitura que não só vicia desde o início ao fim como se entranha na memória pelas mais inesperadas razões. Intenso, surpreendente e memorável, um livro que não posso deixar de recomendar.

Título: Anatomia de um Escândalo
Autora: Sarah Vaughan
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário