quarta-feira, 21 de março de 2018

Londres de Shakespeare por Cinco Groats ao Dia (Richard Tames)

Shakespeare. Figura intemporal da literatura, ainda hoje uma referência incontestável e inesgotável fonte de inspiração. Mas como seria viver no seu tempo? Percorrer as ruas da cidade de Londres, conhecer - ou pelo menos avistar de longe - os notáveis da época, assistir, quem sabe, até a uma das peças do bardo? Bem, as respostas estão neste livro que, em jeito de guia turístico ao passado, nos leva pelas ruas e pelos palácios ao mesmo tempo que explica os costumes, enuncia as regras e nos apresenta às figuras mais eminentes dos tempos da rainha Isabel I.
Um dos aspectos mais cativantes desta colecção de guias - e escusado será dizer que este livro não é excepção - é a facilidade com que nos transporta para o passado. De início, pode parecer um pouco estranho ler um livro que fala de Shakespeare e companhia como figuras vivas, mas bastam alguns parágrafos para que essa estranheza se esbata. Sem dar por isso, eis que as portas da Londres de Shakespeare estão abertas. E o virar de cada página é como o virar de uma esquina, para novos locais e novos acontecimentos, vistos à luz de uma época distinta.
Tendo este livro a forma de uma espécie de guia turístico, não é propriamente uma surpresa que aspectos como os locais a visitar, a alimentação e as possibilidades de lazer ocupem uma posição de destaque. Ainda assim, há também uma sólida base de contexto histórico - o papel e as acções da rainha, as figuras notáveis, as leis e o que acontece a quem não as cumpre - para lá simplesmente dos locais e do entretenimento. Tudo informação útil para um hipotético viajante no tempo que fosse parar a essa tal Londres distante - e também informação que torna a imagem global mais clara e mais completa.
Não é nem pretende ser um livro de história e, assim sendo, a informação é apresentada de forma relativamente sintética. E é claro que isto pode deixar uma certa curiosidade insatisfeita, nomeadamente no que diz respeito à realeza e às suas relações de favoritismo e queda em desgraça. O essencial está lá, ainda assim, e faz parte do espírito desta viagem ao passado. Para informações mais aprofundadas sobre essas figuras... bem, há outros livros para lá deste invulgar guia turístico.
A impressão que fica é, portanto, a de um livro cativante e capaz de proporcionar uma breve, mas muito proveitosa viagem a outros tempos. Acessível, mas muito completo e com um belo conjunto de imagens a complementar a muita informação útil que contém, uma boa leitura para viajantes no tempo. Para os que gostam de história, portanto.

Autor: Richard Tames
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário