quinta-feira, 24 de maio de 2018

Batman - Vigilante Noturno (Marie Lu)

Acabado de fazer dezoito anos - e de ganhar acesso à fortuna da família - o jovem Bruce Wayne anda à procura do seu lugar no mundo. Enquanto jovem milionário, é alvo da sempre indesejável atenção da comunicação social e, por mais que tente, nunca se conseguirá livrar dela. Mas algo está prestes a mudar na vida de Bruce. Quando se mete no caminho de uma perseguição policial, acabando por deter o criminoso, ganha também uma pena de serviço comunitário no temível Asilo Arkham, onde estão presos os mais terríveis criminosos. E é aí que vê Madeleine pela primeira vez. Enigmática e estranhamente fascinante, apesar do seu negro historial de crime, não lhe é difícil despertar a atenção - e a simpatia - de Bruce. Mas, associada aos Noturnos, um bando que ataca os ricos da cidade - e respectivos legados - o mais certo é que ela não seja que parece. Tudo o que diz deve ser visto como mentira. Mas porque é que Bruce tem a sensação de que talvez não seja bem assim?
Um dos aspectos mais cativantes deste livro - como, aliás, do anterior desta mesma série - é que, apesar de terem como protagonistas personagens sobejamente conhecidas, não é preciso saber grande coisa da sua história para apreciar este livro. Esta é a história de Bruce Wayne antes de ser Batman e, talvez por isso, de um Bruce um pouco mais inocente. E, sabendo-se pouco, muito ou nada sobre a figura de Batman, é fácil sentir empatia e proximidade para com este jovem Bruce Wayne, um pouco perdido na sua condição, mas sempre nobre e decidido a seguir o que julga estar certo.
Também particularmente marcante é a forma como as linhas aparentemente definidas entre o certo e o errado se esbatem ao longo da história. Bruce é a potencial vítima, mas é muito mais do que isso. E Madeleine... bem. A sua estadia em Arkham faz com que surja como uma criminosa. O que Bruce vai descobrindo sobre ela confere-lhe uma posição muito diferente. E a verdade, que nunca é bem uma nem outra, é algo bastante mais complexo e inesperado.
O que me leva ao elo que une todas estas facetas numa leitura intrigante, surpreendente e incrivelmente viciante. É que, a estas personagens inesperadamente complexas, junta-se o ambiente sombrio e fascinante de Gotham City e um enredo onde perigo, acção, humor, mistério e emoção surgem precisamente nas medidas certas. No início, é fácil entrar na cabeça de Bruce Wayne. E, uma vez lá dentro, difícil é não querer saber o que lhe acontece a seguir.
Não propriamente Batman, então, mas um Bruce Wayne em desenvolvimento - e um Bruce Wayne (para citar uma das personagens) irritantemente nobre. Uma figura em formação, mas que, com a força do que o faz mover e a intensidade das situações em que isso o envolve, protagoniza uma história que vale por si mesma, independentemente do seu percurso futuro. Uma história intensa, misteriosa e fascinante. Imperdível, em suma.

Autora: Marie Lu
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário