sábado, 4 de agosto de 2018

Nada é por Acaso (Maria Roma)

Há anos que Maria Pia viu a casa de Sirmione pela última vez, mas, nos seus últimos momentos, decide deixar aos seus mais próximos as revelações do porquê - e um motivo para regressar. Adriana, a neta, será a nova proprietária. Mas o que esta ainda não sabe é que, na casa do lado, cujo antigo habitante significou, em tempos, tanto para Maria Pia, se encontra a promessa de um grande amor. Um incidente delicado leva Adriana a conhecer Stefano e a apaixonar-se. E, à medida que desvendam os meandros do passado, bem como as teias do presente atribulado das suas famílias e relações, o amor que os une torna-se cada vez mais forte...
Escrita em capítulos relativamente curtos e acompanhando os pontos de vista de várias personagens distintas, este é um livro que deixa, por vezes, sentimentos ambíguos. Talvez devido à diferença de perspectivas, ou à personalidade francamente pouco empática de algumas figuras centrais, que, por vezes, as faz cair em comportamentos contraditórios, nem sempre é fácil entender os porquês de algumas das coisas que acontecem. Ainda assim, algo que desde cedo se torna claro é que, mesmo não gostando de algumas personagens, é fácil entrar no ritmo da história, pois a mistura de mistérios e desgostos passados e novos amores a nascer no presente compensa os momentos de maior distância e são também mais as personagens que despertam empatia do que as que despertam verdadeira aversão.
Apesar da relativa brevidade dos capítulos, há uma considerável componente descritiva, o que torna a leitura um pouco mais pausada. Mas é também um elemento que faz sentido, já que os locais - principalmente Sirmione - são parte do que marca o percurso das personagens e, assim sendo, é apenas natural que o cenário seja descrito ao pormenor. Além disso, a história percorre toda uma vastidão de locais, mas é Sirmione o centro para onde tudo converge, daí que seja adequada esta mais extensa caracterização.
Claro que, ao seguir várias personagens, criam-se também várias histórias secundárias à da relação de Adriana e Stefano - e com vários pontos de proximidade. Daí que fique, em certos aspectos, uma certa curiosidade insatisfeita, principalmente no que toca ao futuro de Renata e Julieta. Até porque sendo estas duas as personagens que mais antipatia despertam, seria sempre interessante saber um pouco mais sobre a evolução dos seus percursos.
Ficam, por isso, impressões contraditórias, principalmente acerca das personagens que habitam este romance. Mas fica também a imagem de uma leitura cativante, com várias surpresas notáveis e um interessante equilíbrio entre emoções muito distintas. Uma boa história, em suma.

Autora: Maria Roma
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário