sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Portugal - Os Grandes Momentos da História (João da Cunha Carvalho Portugal)

Contar em poucas centenas de páginas uma história de séculos nunca poderá ser tarefa fácil. São muitos os nomes, as datas e os acontecimentos notáveis - sejam eles batalhas, acordos, alianças ou revoluções. Mas talvez bastem essas poucas centenas para conter o essencial, as linhas básicas de uma história que é, inevitavelmente, mais vasta, mas da qual é possível ficar com uma ideia bastante clara. É nisso que consiste este livro: um conjunto de relatos sucintos que, no seu todo, formam um retrato das linhas essenciais da História de Portugal.
Abrangendo um amplo período histórico e, contudo, resumindo cada acontecimento a um reduzido número de páginas, uma das primeiras características a sobressair neste livro é o registo invulgar. Mais do que narrar factos e enunciar listas de nomes - embora estas sejam, de facto, inevitáveis - parece querer transpor para o momento da leitura o impacto e intensidade dos momentos que descreve. E sendo muitos deles grandes batalhas, esta descrição como que exaltada de vigor patriótico resulta estranhamente adequada, pois como que transpõe para o texto a bravura e o perigo do momento.
Também interessante é a forma como, ao seguir os acontecimentos por ordem cronológica, se fica com a impressão de estar a ler algo mais que um conjunto de episódios. Sim, cada capítulo descreve um momento distinto, mas, ao acompanhar a linha temporal, fica-se com uma visão mais abrangente do todo de que os fragmentos fazem parte e, principalmente, da imensa vastidão desse todo.
Não é, como é óbvio, um livro exaustivo, até porque muitos destes momentos justificariam um livro só a eles dedicado. Mas o essencial está lá, seja no que toca aos intervenientes, às estratégias de batalha, às intrigas, alianças e revoluções e até mesmo às conquistas alcançadas em tempos de paz. Fica a curiosidade em saber mais? Bem, para isso haverá certamente outros livros. Mas, enquanto ponto de partida para uma visão global da História e dos feitos pátrios, o equilíbrio entre brevidade e informação parece ser o adequado.
É esta, pois, a imagem que fica desta leitura: a de um resumo relativamente sucinto, mas bastante abrangente e equilibrado da História de Portugal, realçando essencialmente os seus grandes feitos e grandes figuras de uma forma clara e cativante. Um bom livro, em suma.

Autor: João da Cunha Carvalho Portugal
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário