terça-feira, 30 de abril de 2019

Dois Guardam Um Segredo (Karen M. McManus)

Ellery e Ezra Corcoran acabam de se mudar para Echo Ridge, na sequência de um incidente com a mãe, quando se deparam com a repetição de uma velha história. Em tempos, a irmã gémea da mãe desapareceu misteriosamente. Alguns anos depois, foi a vez de uma nova rainha do baile. E agora alguém parece querer recriar o passado. Ameaças sinistras começam a aparecer em locais públicos e, imediatamente, todas as suspeitas se voltam para Malcolm, principal suspeito (mas nunca condenado) do crime anterior. E, como se as coisas ainda não estivessem suficientemente tenebrosas, eis que outra rapariga desaparece. Ellery, fascinada desde sempre com este tipo de casos, decide investigar por conta própria, até porque o seu amigo está sob suspeita. Mas será que a sua mente de investigadora é tão boa como ela pensa?
Contada dos pontos de vista de Malcolm e Ellery, esta é uma história com muitas qualidades em comum com o anterior Um de Nós Mente. Também aqui o mistério domina, os suspeitos são vários e os motivos diversos e a história progride de revelação em revelação para culminar num final bastante inesperado. Mas, além disso, ao alternar pontos de vista entre uma potencial vítima e um potencial suspeito, a autora consegue acrescentar ao mistério um toque pessoal: dos sentimentos incipientes que começam a surgir entre os dois ao equilíbrio entre dúvida e confiança, há também muita emoção a pairar no ar - entre os protagonistas e não só.
Também particularmente interessante é que cada narrador tem uma voz distinta, o que se torna particularmente notável tendo em conta que Ellery é a aspirante a criminologista que tudo analisa e tudo quer descobrir e Malcolm é alguém que já viu a suspeita no passado e que, por isso, só quer que tudo desapareça. Esta maior proximidade faz com que as coisas ganhem um maior impacto, com aspectos como o passado da mãe de Ellery e as suspeitas que sempre pesaram sobre Declan a influenciarem as escolhas dos protagonistas. Além, claro, de contribuir para adensar o mistério: pois o que eles (ainda) não sabem, também não podem contar.
A própria escrita parece ajustar-se à voz dos protagonistas, num registo relativamente simples, mas que põe em evidência o impacto dos elementos centrais. Ellery analisa tudo, mas as relações pessoais não deixam por isso de ser complicadas e há uns quantos momentos de emoção bastante marcantes. Já entre Malcolm e Declan há uma tensão evidente, que se prolonga para os próprios pensamentos do primeiro. E, à medida que as coisas se aproximam do fim, também a tensão vai aumentando, o que faz com que o final, além de surpreendente em si mesmo, tenha um inesperado impacto emocional, principalmente - mas não só - do lado de Malcolm.
Intenso, cheio de surpresas e com um equilíbrio bastante eficaz entre o percurso pessoal dos protagonistas (que são, afinal, adolescentes, com tudo o que isso implica) e o mistério maior que paira sobre Echo Ridge, trata-se, pois, de uma leitura que mistura as medidas certas de leveza e de tensão para proporcionar uma leitura viciante e surpreendente. Memorável , em suma.

Autora: Karen M. McManus
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário