sábado, 27 de abril de 2019

Truques Sombrios (Linda Chapman)

Maia, Sita, Lottie e Ionie já venceram várias Sombras e estão cada vez melhores a usar a sua magia, mas continuam sem saber quem é a pessoa que anda a usar magia negra para causar problemas. E, por mais que tentem descobrir, as pistas não parecem levar a lado nenhum. O que ainda não sabem é que o perigo está mais perto do que imaginam e, embora não pareça haver nenhuma Sombra por perto, há uma influência estranha a gerar conflitos entre elas. Para resolver a situação, as quatro amigas terão de se agarrar bem aos seus Animais Estrela e de superar a influência da magia negra. Mas conseguirão dar a volta a uma inimiga que as enganou tão bem?
Quarto volume de uma série em que cada história é relativamente simples, mas onde há também pequenos pormenores a surpreender a cada nova reviravolta, este é, finalmente, o livro onde tudo atinge a conclusão que se esperava - ainda que não um fim definitivo para a série. E, sendo certo que esta conclusão não é propriamente inesperada, já que havia muitas pistas nos livros anteriores a apontar para a identidade da grande inimiga, não deixa, ainda assim, de ser um final adequado para esta linha da história. Sim, era fácil adivinhar quem era - mas a forma como as amigas chegam lá e como resolvem a situação? Bem, essa já não é assim tão previsível.
Claro que importa sempre lembrar o público-alvo destes livros, já que, sendo destinados aos mais novos, a simplicidade da escrita e do enredo faz todo o sentido. Mas não deixa de sobressair também que, desta relativa simplicidade, emerge também uma certa envolvência, além de uma mensagem positiva e importante para todas as idades: a do valor da amizade. Por isso, mesmo não sendo um livro particularmente complexo, é perfeitamente capaz de cativar leitores mais crescidos com a sua história de magia e de amizade.
E há ainda as ilustrações, bonitas, expressivas e que acrescentam ainda um pouco mais de... bem, de magia à história. Ter uma imagem das quatro amigas, e principalmente dos seus Animais Estrela, cria uma maior sensação de proximidade, fazendo com que as emoções que vão surgindo nos grandes momentos do enredo venham também à tona com mais facilidade. Além do simples mas sempre pertinente facto de tornarem o livro mais bonito.
Simples mas enternecedor, com uma mensagem positiva e uma história cheia de magia e de aventura, trata-se, pois, de um livro cativante para leitores de todas as idades. E de uma série para continuar a acompanhar.

Autora: Linda Chapman
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário