domingo, 28 de abril de 2019

Resumo: A Poesia em 2012

Resumir um ano inteiro de poesia pode parecer um desafio tão difícil, já que, mesmo cingindo a selecção ao material publicado em livros e revistas, a produção total não será assim tão curta. Mas há também algo de cativante na ideia de, através de um único livro, ficar com uma visão geral da poesia escrita num ano em específico. É esta ideia, aliás, que torna estes livros tão interessantes: uma sensação de abrangência e de unidade, mesmo englobando autores muito diferentes.
O critério parece ser simples: escolher os melhores do ano. E talvez por isso haja autores com vários poemas presentes neste livro enquanto outros surgem de forma mais discreta. Ainda assim, a grande qualidade é uma e evidente: a de permitir conhecer autores contemporâneos que talvez, de outra forma, não nos chamassem a atenção. 
Tudo o resto varia. Há estilos diferentes, temas distintos e formas de escrever capazes de agradar a diferentes leitores. Alguns poemas ficarão na memória. Outros talvez não nos digam tanto. Mas a imagem global que fica é positiva, e por duas razões: por transmitir a imagem de que houve muita (boa) poesia a ser produzida no ano a que este livro diz respeito, e porque permite chegar ao fim com uma lista de autores cuja obra interessa descobrir mais a fundo.
Somadas as partes, fica a impressão de uma antologia interessante, capaz de abranger estilos e autores diferentes, criando uma selecção abrangente, mas que funciona, ainda assim, como um todo coeso. Cativante, completa e, a espaços, memorável, uma boa leitura.

Título: Resumo: A Poesia em 2012
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário