terça-feira, 27 de agosto de 2019

Depois (Morris Gleitzman)

Há dois anos que Felix vive escondido dos nazis na quinta do seu único amigo, Gabriek. Mas a entrada em cena de um grupo de desconhecidos, seguida do incêndio da quinta, deixa Felix e Gabriek numa situação delicada. A única solução que lhes resta é juntarem-se aos resistentes. Aí, Felix conhecerá Yuli, que tentará protegê-lo e orientá-lo, e o doutor Zajak, que lhe dará um papel para desempenhar. Mas, com a guerra a sofrer uma viragem, os bombardeamentos e o perigo constante de se pertencer à resistência, Felix não sabe com quem pode realmente contar. E as perguntas que o perseguem continuam a ser muitas.
Um dos aspectos mais marcantes deste livro é que, apesar de ser uma história pensada para leitores mais jovens, não tenta suavizar a crueldade e a perda. É uma história que decorre em tempos de guerra e de atrocidades, o protagonista é judeu e todas as personagens têm já uma boa ideia do que realmente se passa. Assim sendo, não faria sentido fugir à arbitrariedade da morte e da brutalidade dos tempos em que a história decorre. O choque torna a história mais real.
Torna também o protagonista ainda mais notável. É impressionante ver, no meio do caos e da morte, uma personagem que já passou por tanta coisa e que, ainda assim, se agarra à inocência e tenta - mesmo quando parece impossível - acreditar em coisas boas. Felix tem agora treze anos, mas mantém a mesma inocência, o mesmo fundo de bondade. E este contraste entre a inocência do protagonista - com o seu coração tão grande - e o sofrimento das suas circunstâncias é algo de particularmente comovente.
Sendo uma história narrada na primeira pessoa, é apenas natural que fiquem algumas perguntas sem resposta, principalmente no que diz respeito ao que acontece às outras personagens quando não estão com Felix. Ainda assim, mais do que a vontade de ver mais de perto esses acontecimentos, fica o impacto que eles têm sobre o protagonista quando ele os conhece. Mais do que a curiosidade em saber o que aconteceu aos outros, fica a marca que deixaram na vida de Felix. E, embora também estas outras personagens tenham histórias muito interessantes, são as marcas que deixam - as aprendizagens que inspiram - que realmente se destacam nesta história.
Tudo somado, fica um delicado equilíbrio entre inocência e brutalidade, entre o caos da guerra e a esperança quase inabalável que move o protagonista. Cativante, comovente e com um enredo cheio de surpresas, um livro aparentemente simples, mas que facilmente se entranha na memória.

Título: Depois
Autor: Morris Gleitzman
Origem: Recebido para crítica

2 comentários: