quinta-feira, 21 de maio de 2020

Os Meus Primeiros Heróis: Cientistas (Nila Aye)

Zhang Heng. Marie Curie. Isaac Newton. Rosalind Franklin. Há um elo comum entre estas quatro pessoas: todos foram grandes cientistas e fizeram grandes descobertas. E que melhor forma de incentivar desde cedo os mais novos para a aprendizagem e a descoberta da ciência do que dando-lhes a conhecer os seus grandes heróis? É isso que acontece neste muito pequeno - e muito interactivo - livro.
Algo comum a todas as idades, mas particularmente importante nos mais pequenos, é que a aprendizagem se torna muito mais fácil se for interactiva e divertida. Pois bem, este livro junta essas duas facetas. Ao ser um livro muito breve, resume a informação ao essencial, como tem de ser tendo em conta a idade dos leitores a que se destina. Ao permitir brincar com o livro, usando o movimento para desencadear pequenas mudanças, torna-o uma experiência cativante - principalmente aos olhos daqueles para quem tudo é novo. Há, aliás, um ponto particularmente curioso. Sabem a história de Newton e da maçã? Pois, os movimentos associados fazem particular sentido neste caso.
Importa ainda ter em conta que, tendo em vista a idade dos seus leitores preferenciais, este é um livro para ser, provavelmente, lido em voz alta. Mais uma razão para destacar a simplicidade e brevidade do texto, pois permite uma explicação muito simples. O muito mais que há para saber sobre estas personalidades pode ser descoberto mais tarde, ao ritmo do crescimento. Noutros livros, na escola, na internet... afinal, informação é o que não falta. Aqui, importa acima de tudo despertar a curiosidade. E quanto a isso... missão cumprida.
Educativo e interactivo, trata-se, pois, de um livro perfeito para iniciar as crianças nas maravilhas da ciência. Quanto aos leitores adultos... bem, é um daqueles que nos deixa a pensar porque é que no nosso tempo não havia destas coisas. Simples, didáctico e muito divertido, um belo livro para partilhar com os mais pequenos.

Autora: Nila Aye
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário