domingo, 3 de maio de 2020

Um Pingo na Água (Ann Yeti)

Ana aprendeu cedo a tornar-se independente, a confiar apenas em si mesma e a ser cautelosa nas suas relações. Tornou-se uma mulher de sucesso, preparada para tudo e decidida a comandar a sua própria vida. Mas o amor tem razões que a razão desconhece. Com a entrada em cena de João, Ana descobre sentimentos e atracções que se julgava incapaz de ter. Só que João tem os seus segredos. E a quebra de confiança leva Ana a seguir um rumo diferente - com um protagonista distinto.
Sem dúvida o aspecto mais notável desta história é o delicado equilíbrio entre empatia e ambiguidade que parece estar presente ao longo de todo o enredo. É fácil simpatizar com Ana, com a sua determinação e independência e com a lucidez com que encara todos os aspectos da sua vida. Já outras personagens despertam sentimentos ambíguos, sobretudo devido a certos comportamentos. E é interessante notar como, mesmo quando as atitudes que se manifestam são mais negativas, a progressão da narrativa nunca deixa de despertar emoções fortes - seja para desejar que aquele sentimento se aprofunde ou que aquela personagem aprenda a ficar no seu lugar.
É um livro relativamente breve, em que as coisas são relatadas de forma bastante directa e com relativa concisão. Fica, por isso, em certos aspectos, a sensação de que certos momentos - sobretudo no que respeita à situação de João - podiam ter sido um pouco mais desenvolvidos. Mas nada de essencial fica de fora e, sendo Ana a protagonista, faz um certo sentido também que seja a história dela o cerne de todo o enredo. É sobretudo das relações que a história vive, ainda que os percursos pessoais tenham também o seu quê de intrigante. Daí que o que fica por contar seja secundário.
E há ainda um último ponto que importa realçar neste percurso que é sobretudo emocional. É que, sendo acima de tudo uma história de amor, vive também muito do seu percurso de superação. Das primeiras adversidades aos conflitos e perdas subsequentes, tudo na história de Ana é avanço e superação. Fica, por isso, um outro aspecto surpreendente desta história relativamente breve: a visão especialmente certeira da vida depois das barreiras, das adversidades e das perdas.
Breve, mas muito cativante e emocionalmente intenso, trata-se, pois, de um livro que se lê de uma assentada e que, apesar das questões que deixa sem resposta, facilmente se torna memorável pela força dos sentimentos que evoca. História de amor, de superação e sobretudo de independência, cativa da primeira à última página. E leva-nos para dentro do coração das personagens.

Autora: Ann Yeti
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário