sábado, 22 de janeiro de 2011

El Beso del Vampiro (Lynn Raven)

Dawn Warden sempre teve de lutar por um mínimo de normalidade na sua vida, já que, desde o ataque que vitimou os seus pais, o tio sempre a manteve rodeada de guarda-costas. Mas a persistência compensou e Dawn conseguiu, pelo menos, alguma independência na sua vida escolar, ao afastar de si a constante vigília. Mas, quando conhece Julien DuCraine, tudo vai mudar. O estranho, misterioso e temperamental jovem acabará por despertar nela sentimentos mais fortes do que desejaria... e nenhum dos dois é apenas aquilo que aparenta ser.
Numa primeira fase, as bases deste livro são muito semelhantes às de tantos outros. Relação entre uma adolescente humana (ou aparentemente humana) e um ser sobrenatural, aproximações e afastamentos sucessivos, uma revelação que tem de ser contida a todo o custo... Neste aspecto, o livro não apresenta nada de particularmente inovador e a fase inicial, ainda que escrita de forma bastante agradável, acaba por não cativar tanto quanto poderia devido a estas semelhanças - algumas demasiado evidentes - com outros livros do mesmo género.
Tudo muda, contudo, à medida que os que considero ser os principais pontos de interesse vão sendo revelados. Primeiro, a personalidade de Julien DuCraine e a sua duplicidade. Desde cedo, em paralelo com a história de Dawn, vão sendo apresentados fragmentos de uma outra vida, da de um predador imortal em busca de alguém que desapareceu. E é neste aspecto que a caracterização vampírica surge de forma mais intrigante, ao mesmo tempo que pequenas ligações entre este caçador e o Julien que surge perante Dawn vão sendo insinuadas.
Além disso, há uma grande mudança na intensidade do ritmo a partir do momento em que a acção deixa de se centrar na atracção que Dawn sente por Julien e na tentativa deste de manter o secretismo. A partir do momento em que Dawn sabe quem é o namorado, os acontecimentos precipitam-se e as coisas tornam-se bastante mais interessantes, com a revelação de quem é ela realmente, do que aconteceu aos seus pais e do porquê de tantos dos comportamentos do seu tio. Tudo isto para culminar num final com algumas surpresas, mas que deixa também várias possibilidades em aberto.
Leve, bastante interessante, ainda que, no início, as semelhanças com outros livros deste estilo sejam por demais evidentes, e com algumas surpresas bastante intrigantes. Não será, por isso, nenhuma obra prima da literatura, mas não deixa de ser, para os apreciadores deste tipo de leitura, um livro agradável.

Sem comentários:

Enviar um comentário