terça-feira, 5 de agosto de 2014

A Arte de Pensar com Clareza (Rolf Dobelli)

Quando estamos perante uma grande decisão, seja ela profissional ou de âmbito pessoal, tentamos tomá-la da forma mais racional possível. Mas há casos em que os erros de raciocínio acabam por nos levar numa lógica que nem sempre é a que faz mais sentido. Neste livro, o autor apresenta os erros mais comuns e, de forma sucinta, explica as razões que os motivam e as formas de o contornar. O resultado é uma análise sintética, pouco exaustiva, mas que, na generalidade, faz todo o sentido.
O que autor apresenta neste livro é um conjunto de erros comuns e, para cada uns, uma explicação com alguns exemplos (e humor quanto baste) e o raciocínio subjacente. Tudo de forma muito breve, resumindo em poucas páginas o essencial de cada ideia. O que está errado, de que forma o erro se repercute nas decisões e de que forma pode, ou não, ser contornado. Ora, esta forma sucinta e directa de apresentar as coisas permite realçar os elementos essenciais, ao mesmo tempo que, com a brevidade do desenvolvimento e o humor que lhe está associado, transmite uma impressão de leveza no desenvolvimento das ideias. Assim, a leitura nunca deixa de ser cativante, mesmo nos elementos em que as ideias não são assim tão fáceis de assimilar.
O lado negativo da brevidade é que, por vezes, a explicação acaba por ser tão curta que fica a impressão de algo por desenvolver. Há elementos lógicos que são explicados de uma forma muito abreviada, e dos quais fica a ideia de que muito mais poderia ser dito. Claro que o objectivo não é uma explicação exaustiva. Ainda assim, há casos em que teria sido interessante saber mais.
Por último, ainda uma nota sobre a conjugação entre o texto e as ilustrações. Ainda que não sejam absolutamente necessárias à compreensão das ideias, as imagens acabam por funcionar como um complemento ao texto, acrescentando à ideia uma percepção visual. Isto acaba por contribuir, também, para a impressão de acessibilidade - e de quase leveza - que fica ao longo de toda a leitura.
Simples e sucinto, com ideias interessantes e de leitura agradável, este é, pois, um bom livro para considerar os erros mais comuns na tomada de algumas decisões relevantes. Uma leitura interessante, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário