sábado, 16 de agosto de 2014

Astrologia para os Dias de Hoje (Joanna Watters)

Ao pensar em astrologia, a primeira ideia que, muitas vezes, vem ao pensamento é a dos horóscopos dos jornais e similares, em que, de acordo com o signo solar, surge uma previsão, breve e ambígua quanto baste, do que estará para acontecer num futuro próximo. Mas, segundo a autora deste livro, essa é apenas uma parte muito pequena do que verdadeiramente define o estudo da astrologia. Neste livro, a autora centra-se menos na previsão (ainda que este elemento surja, também) e mais no simbolismo. O resultado é uma perspectiva mais ampla e mais fácil de compreender, independentemente do maior ou menor grau de cepticismo de quem lê.
Há dois elementos, na aproximação que a autora faz à explicação do seu método, que sobressaem. O primeiro é o simbolismo, com os elementos universais e a sua associação a casos particulares e a forma como os significados são aplicados. O outro é a construção do horóscopo, com todos os cálculos e aspectos a ela associados. Destes dois aspectos, o primeiro é facilmente assimilável, até porque alguns dos significados (para signos, planetas ou elementos de mitologia) são, à partida, do conhecimento geral. Já quanto aos cálculos, nota-se uma tentativa de simplificar o mais possível, de forma a facilitar a compreensão, mas a impressão que fica é, apesar disso, de algo bastante confuso.
Para atenuar as dificuldades contribui a organização do livro, partindo do mais simples para o mais complexo. Além disso, ao separar os diferentes elementos, a autora torna mais fácil a consulta, com os cálculos e os significados mais centrados em diferentes capítulos do livro.
Não é um livro pormenorizado e a própria autora refere que há outros aspectos mais elaborados que são deixados por explicar, por não ser esse o objectivo. Ainda assim, e independentemente da crença (ou falta de), é um livro que permite uma nova perspectiva sobre os simbolismos e os métodos inerentes à construção de um horóscopo. E, por isso, uma leitura interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário