quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O Extermínio (Sebastian Rook)

Ainda na Polónia para assistir ao funeral do amigo que perderam no último confronto, Ben, Jack e Emily descobrem que a guerra contra os lampiros ainda não acabou. A estranha natureza de Roman Cinska protegeu-o do feitiço do sino Dhampir e os seus planos para libertar o Conde Casimir Lampirska, criador dos lampiros, poderão trazer uma nova era de terror. Mais uma vez, cabe a Ben, Jack e Emily seguir os passos de Roman até ao castelo Lampirska e impedir que os seus planos se concretizem. Se não for já demasiado tarde...
Último volume de uma longa aventura, e terceiro dedicado à praga dos lampiros, este livro cria, em primeiro lugar, uma impressão de confusão. Isto deve-se ao facto de - na tradução, pelo menos - as criaturas que até agora eram designadas como lampiros (por oposição aos vampiros de Camazotz) surgirem agora também como vampiros, o que cria uma certa estranheza. Ainda assim, esta diferença facilmente se assimila ao entrar no ritmo de acção constante que caracteriza o enredo.
Quanto ao enredo em si, depois de tantos confrontos com vampiros e lampiros, já não é difícil prever, em linhas gerais, o rumo dos acontecimentos. Mas é interessante notar que, ainda assim, a história não deixa de ser cativante, quer devido ao desenvolvimento de elementos novos relativamente aos vampiros, quer ao que a própria acção das personagens tem de interessante. Além disso, no que ao conde Lampirska diz respeito, notam-se uns certos paralelismos com Drácula, mas também algumas divergências, o que contribui também para tornar o enredo mais interessante.
Das personagens, sobressai o que prevalece como ainda uma certa inocência, mas moldada pelas experiências passadas, e algumas revelações sobre Jack que há muito vinham sendo insinuadas. Mas, acima de tudo, destaca-se a solidez da amizade entre os três protagonistas e a forma como esta os move perante o perigo.
A soma de tudo isto é a habitual leitura agradável, com muita acção e um toque de emoção e em que o desenvolvimento dos elementos sobrenaturais torna mais interessante o rumo de uma boa aventura. Uma boa leitura, portanto, e uma bela conclusão para a série.

2 comentários:

  1. Olá! Este livro e esta coleção parecem-me interessantes. Gostava de saber onde o compraste porque não o encontro á venda na bertrand.

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Esta série saiu com o jornal Correio da Manhã há já alguns anos. Não sei se ainda será possível encontrar...

    ResponderEliminar