domingo, 31 de agosto de 2014

À Descoberta da sua Assinatura de Alma (Panache Desai)

Medos, tristezas, mágoas e preocupações são apenas algumas das emoções que definem a vida de cada um. Não necessariamente associadas às grandes coisas e, por vezes, vividas de forma inconsciente, podem ser, ainda assim, condicionantes na hora de escolher um rumo ou tomar uma decisão. O que Panache Desai apresenta neste livro é, essencialmente, um percurso de introspecção, considerando essas emoções negativas e lidando com elas de forma a construir uma nova perspectiva acerca da vida.
Apesar de ser construído como um método para 33 dias, este não é, propriamente, um guia do género que implica exercícios ou técnicas de meditação. Este é, aliás, um dos aspectos mais interessantes do livro. Grande parte do que o autor apresenta são reflexões sobre sentimentos e formas de estar na vida, sugestões sobe uma melhor forma de os encarar. E é desta introspecção que surgem umas quantas boas ideias, uma sensação de familiaridade com as tais emoções menos visíveis e, independentemente da percepção global que se ganha relativamente ao método, uma forma mais ampla de pensar em certas coisas.
Também um aspecto interessante, ainda que possa despertar sentimentos ambíguos, é a ligação a um sistema de crença. O Divino tem um papel essencial nas ideias que o autor pretende transmitir, o que pode criar alguma distância, pelo menos nos leitores mais cépticos. Ainda assim, a presença do Divino não está necessariamente associada a uma crença específica, o que acaba por tornar a ideia geral bastante mais abrangente.
Quanto ao potencial de mudança do método, fica, por vezes, a impressão de que algumas ideias não são tão simples como parecem. Ainda assim, e mesmo que nem todos os pontos sejam assim tão fáceis de pôr em prática, há, ao longo do livro, todo um conjunto de boas reflexões, que ficam na memória, não só pelo que têm de familiar, mas também pela forma cativante como o autor as apresenta.
Escrito de forma cativante e com algumas ideias surpreendentes, o que este livro apresenta é, acima de tudo, uma viagem através dos sentimentos, partindo dos mais negativos e enfrentando-os de uma forma diferente. O resultado é, pelo menos para alguns dos temas, uma nova perspectiva. E um percurso interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário