sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Sobremesa (José António Pinto)

Tiago vive numa relação estagnada, sem amor ou cumplicidade, ao mesmo tempo que procura encontrar um novo rumo para a sua vida profissional. Adélia procura a independência num caminho de oportunidades, mas também de dificuldades, em que muitos dos que encontra têm interesses escondidos. Ambos têm um futuro à espera, uma história repleta de mudanças, com elos que se cruzam de forma mais ou menos marginal. E, do que têm a descobrir e do futuro que lhes falta conhecer, vão encontrar o caminho para o que lhes falta.
Dividido entre dois protagonistas cujas histórias se cruzam de forma bastante discreta, este é, no fundo, um livro com duas histórias que, quase independentes no percurso global, têm ainda assim muito em comum. E o principal é que, no fundo, tanto Adélia como Tiago andam à procura da mudança, o que não só torna as suas motivações semelhantes como os leva a sucessos e desilusões comuns. Além disso, as diferenças de personalidade associadas a estes pontos em comum criam uma impressão de complementaridade entre as duas partes da história, o que torna mais forte o impacto das suas circunstâncias.
Outro ponto interessante prende-se com as questões relevantes que emergem do que parece ser um registo bastante introspectivo. Tanto Tiago como Adélia têm, devido às suas experiências, de tecer considerações sobre o que viveram - e, em consequência, sobre a sociedade que se movem. Dessas situações surgem várias questões relevantes que, mesmo que presentes de forma relativamente discreta, fluindo ao ritmo do desenvolvimento do enredo, não deixam de acrescentar interesse à leitura. E depois há as relações. Nem sempre fáceis de compreender, contraditórias em certos momentos, aproximam-se, a cada desenvolvimento, de uma maior imperfeição. E, por isso, tornam-se também mais reais. 
Fica, nalguns momentos, a ideia de que alguns pontos poderiam ter sido mais desenvolvidos, principalmente no que diz respeito a algumas situações mais dramáticas que acabam por ficar para trás de forma um pouco brusca. Nesse aspecto, teria sido interessante saber um pouco mais sobre as consequências desses acontecimentos. Apesar disso, no que toca ao que elementos essenciais da história, toda a informação necessária está lá.
A impressão que fica, portanto, é a de uma leitura envolvente, com um interessante equilíbrio entre as situações dramáticas e os momentos de leveza e um percurso de crescimento que não deixa nunca de cativar. Uma boa história, pois, e uma boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário