domingo, 17 de agosto de 2014

Fumo na Noite (Nora Roberts)

Natalie Fletcher é uma mulher com objectivos claros e não está disposta a deixar que nada se meta no seu caminho. Mas quando um incêndio consome grande parte do seu armazém, Natalie tem de aceitar a convivência com Ry Piasecki, o inspector responsável pelo caso. À primeira vista, a impressão que o inspector lhe transmite é a de um homem autoritário e grosseiro, capaz de lhe mexer com os nervos. Mas a verdade é que Ry afecta-a também de uma maneira diferente e há algo de irresistível na força que a atrai para ele. E, por muito que nenhum deles o queira, a atracção parece ser recíproca...
Conjugando mistério e romance, perigo quanto baste e um toque de afecto familiar, este é um livro que tem todos os elementos para proporcionar uma leitura cativante. A escrita simples, mas envolvente, dá voz a uma história com momentos de grande intensidade e as relações familiares complementam o romance, acrescentando também um toque de humor. Além disso, o mistério, com o perigo que lhe está associado, contribui também para tornar as coisas mais interessantes. 
Mas há um aspecto que deixa sentimentos ambíguos e este prende-se com o desenvolvimento das personagens. Natalie e Ry vêm de mundos diferentes e, dessa diferença, surge um grande potencial, mas a passagem do conflito ao romance acontece de forma muito apressada. Disto resulta que, nos momentos de conflito, sobressaem apenas as piores características e que, com o evoluir do enredo, nem sempre os traços redentores chegam para compensar os defeitos. Isto aplica-se em particular a Ry que, apesar das virtudes que apresenta, fica na memória mais pelos comportamentos rudes e autoritários.
A história consegue ser cativante, apesar disso, principalmente porque, passada a fase inicial, começa a haver uma melhor interacção entre os protagonistas, para a qual contribui também o mistério em volta e a presença dos amigos e familiares. Este é, aliás, um dos pontos mais fortes do livro. Encontrar as personagens dos livros anteriores e ver, ainda que brevemente, a evolução do seu percurso depois do fim da história consegue ser particularmente refrescante.
Este é, portanto, um livro de impressões contraditórias. Por um lado, as características que mais se destacam de um dos protagonistas não são propriamente abonatórias, o que cria uma certa estranheza quanto ao desenvolvimento da relação. Por outro lado, o mistério que complementa o romance é bastante interessante e o toque de humor e de emoção introduzidos pela família cria alguns momentos especialmente bons. O resultado é uma história com algum potencial por explorar, mas, apesar disso, capaz de proporcionar uma leitura agradável. E, às vezes, isso chega.

Sem comentários:

Enviar um comentário