domingo, 23 de julho de 2017

Adágios (José Vieira)

A vida não é um caminho livre de obstáculos. Que o digam as mulheres que protagonizam as histórias deste livro. Mulheres corajosas, num caminho repleto de dificuldades, com uma família que é preciso manter de pé e um coração capaz de abarcar todos os sentimentos. Histórias que, apesar de completas em si mesmas, parecem, ainda assim, formar um todo mais amplo, e que, funcionando quase que como contos independentes, acabam por traçar o romance do meio pequeno e pobre em que se movem. E é por isso como um todo que devem ser consideradas.
Um dos primeiros aspectos a chamar a atenção neste livro é a brevidade. Composto pelas histórias de cinco mulheres, que, apesar de nunca se cruzarem, parecem pertencer a um mesmo cenário e unidade, este é um livro que não ultrapassa as cem páginas. E este é, em certa medida, um ponto que desperta curiosidade, mas talvez, e também até certo ponto, um ponto fraco. Porquê? Porque fica a impressão que qualquer uma destas histórias contém em si o potencial para um enredo mais amplo, mais desenvolvido. 
Mas, e apesar disto, também é verdade que as histórias funcionam bastante bem tal como estão, em parte porque o conjunto das cinco permite a tal visão mais ampla de um contexto que, caso se leia apenas uma das histórias, deixa uma impressão de curiosidade insatisfeita. Além disso, apesar da brevidade, há muito de emocionante e de envolvente nestes enredos, já que o percurso das cinco mulheres que o protagonizam, com todas as suas aspirações à felicidade e todos os desaires que a vida lhes traz, proporciona inúmeros momentos marcantes, tanto nas grandes revelações como nas pequenas coisas.
Para isso contribui também a escrita que, apesar de algumas gralhas que parecem ter escapado à revisão (pouco frequentes, felizmente), nunca deixa de ser cativante e agradável, ajustando-se à história da personagem de quem fala e ao registo das emoções de cada protagonista. Mais uma vez, a brevidade deixa a impressão de que haveria espaço para mais. Ainda assim, no conteúdo e na forma como este é narrado, o essencial está lá.
A impressão que fica é, portanto, a de uma leitura breve e agradável, com histórias cativantes, personagens fortes e um olhar sobre um mundo de pobreza e dificuldades, mas em que a coragem parece ser o mais importante dos valores. Uma boa leitura, em suma. 

Título: Adágios
Autor: José Vieira
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário