terça-feira, 26 de setembro de 2017

The Dark Sea War Chronicles - Fighting the Silent (Bruno Martins Soares)

Após um incidente que marcaria todas as suas escolhas, Byllard Iddo escolheu a vida militar como única forma possível de encontrar alguma paz. Mas agora, com uma guerra prestes a rebentar, e um inimigo mais capaz e mais preparado do que alguma vez poderiam esperado, o papel de Byl está prestes a tornar-se mais relevante do que ele alguma vez poderia prever. Mas o que começou como uma missão razoavelmente calma está prestes a transformar-se em caos: um caos que não se estende apenas às forças em guerra, mas às próprias relações no caminho de Byl. Pois numa guerra ninguém está seguro - e cada decisão pode ser de vida ou morte.
Primeiro (e relativamente breve) volume de uma série que promete ter ainda muito mais para dar, dificilmente se poderia pedir um início mais promissor. Entrando directamente num ritmo de acção alucinante, apresenta um cenário complexo e cheio de peculiaridades - desde as características das naves aos sistemas de combate e não esquecendo, é claro, as diferenças entre as várias forças em colisão - sem nunca perder de vista o ritmo compulsivo a que os acontecimentos se desenrolam. E sendo um primeiro volume - e, claro, o início da guerra - deixa também muitas possibilidades em aberto, o que, além de tornar a leitura compulsiva, deixa uma enorme vontade de descobrir o que acontecerá a seguir - de preferência, o mais cedo possível.
Mas bem, sendo uma história de guerra espacial, uma boa medida de acção era de esperar. O que já não era tão expectável - e que é, talvez, a maior surpresa de todas - é o lado emocional e a forte empatia que se sente para com as personagens. Sendo um livro tão breve, não há espaço para grandes reminiscências e, porém, tudo o que no passado moldou as personagens está lá. Além disso, o caminho de ascensão e perda (em ciclos sucessivos) que parece pautar a jornada de Byl consegue proporcionar momentos de uma intensidade fascinante. Até porque, no caminho das personagens (e não, isto não se aplica só a Byl) há todo um desenrolar de crueldades imprevistas - o que torna tudo muito mais marcante.
E tudo flui com naturalidade, o que, num livro onde tudo é novo, é um traço particularmente pertinente. As naves são estranhas, as forças em conflito são estranhas, as próprias hierarquias são algo de relativamente desconhecido - e, porém, tudo encaixa perfeitamente no ritmo da narrativa. É fácil entrar na história e acompanhar as personagens ao longo de todas as dificuldades. Na verdade, difícil mesmo é sair - principalmente tendo em conta as muitas possibilidades que ficam em aberto para o volume seguinte.
A impressão que fica dificilmente podia ser melhor. Intenso e viciante desde as primeiras às últimas linhas, conjuga um cenário complexo e cheio de particularidades com um enredo de acção constante e protagonizado por um núcleo de personagens fascinantes. A soma das partes é, claro, um início brilhante, que recomendo sem reservas. Genial.

Título: The Dark Sea War Chronicles - Fighting the Silent
Autor: Bruno Martins Soares
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. Muito obrigado, Carla!! Fico feliz! O segundo volume ainda é melhor!! O livro sai para o público no dia 1 de Outubro na Amazon! bjs!

    ResponderEliminar