domingo, 25 de outubro de 2009

A Cidade dos Ossos (Cassandra Clare)

A vida de Clarissa Fray está em vias de mudar, quando, na discoteca Pandemónio, segue um rapaz de cabelo azul para assistir à sua morte pelas mãos de três misteriosos jovens. A partir daí, descobre que vê coisas que mais ninguém vê e que existe um mundo para lá do visível, onde vampiros, lobisomens e demónios são criaturas normais: o mundo dos Caçadores de Sombras.
Primeiro livro de uma trilogia, A Cidade dos Ossos começa com um ritmo calmo, mas ainda assim intrigante, à medida que Clary se adapta à nova realidade e aos jovens que se tornarão seus companheiros. Com o decorrer da história, contudo, e à medida que a complexidade desse novo mundo é completamente revelada, a acção torna-se uma constante e o livro num vício impossível de largar.
Para além da curiosa construção do universo dos Caçadores de Sombras, misturando aspectos de toda uma série de mitologias e fundindo-os numa sociedade comum, há ainda a ter em conta o desenvolvimento das personagens e a profunda componente emocional que nelas se verifica. Muitos dos principais intervenientes desta história têm alguma mancha no passado e isso torna-os particularmente sensíveis ao desenrolar dos eventos, criando momentos verdadeiramente comoventes.
Escrito de forma bastante simples, mas precisa e de fácil leitura, não será talvez uma obra prima. Mas não deixa por isso de ser um bom livro, que transporta os leitores para o seu mundo e que faz sonhar e imaginar. Muito bom.

5 comentários:

  1. Este vai definitivamente para a minha lista de leituras. Este final de ano está repleto de obras que certamente vão satisfazer os meus gostos e prazeres literários =D

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla,
    Também quero ler muito este livro, é o género que adoro ler.
    bjinhos e Bom Fim-de-semana:)

    ResponderEliminar
  3. Tenho andado à procura deste livro, mas não o tenho encontrado em lado nenhum :(

    ResponderEliminar
  4. não consigo encontrar esse livro para comprar!
    Alguem sabe ondee encontrar?

    ResponderEliminar