quarta-feira, 21 de outubro de 2009

"Desgraça" chega aos cinemas

Baseado no livro de J. M. Coetzee, chega amanhã (22 de Outubro) às salas de cinema portuguesas o filme Desgraça. Realizado por Steve Jacobs conta com John Malkovich no papel principal.

Desgraça, vencedor do Booker em 1999, editado pelas publicações Dom Quixote em 2000 e actualmente na sexta edição, conta a história de David Lurie. Trata-se de um homem de meia-idade, divorciado, professor universitário na Cidade do Cabo, e que divide o seu tempo entre as aulas e o tempo que passa com uma prostituta. A partir do momento em que esta deixa de o atender, contudo, David volta a atenção para uma das suas alunas, iniciando-se assim uma aventura que, ao chegar ao público, causa o seu despedimento e a humilhação pública.

J.M. Coetzee nasceu na Cidade do Cabo, em 1940, e estudou na África do Sul e nos Estados Unidos. A sua obra compreende onze romances, bem como memórias, traduções e críticas literárias. Reside na Austrália desde 2002 e recebeu em 2003 o Prémio Nobel da Literatura.

Em Portugal foram publicados pela Dom Quixote os seus livros: No Coração Desta Terra, À Espera dos Bárbaros (James Tait Black Memorial Prize, 1982), A Vida e o Tempo de Michael K (Booker Prize, 1983), A Ilha, A Idade do Ferro, O Mestre de Petersburgo, Desgraça (Booker Prize, 1999), Elisabeth Costello, O Homem Lento e Diário de Um Mau Ano.
Verão, a tradução portuguesa do seu mais recente romance, será editado em 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário