quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Prémio Literário Fernando Namora atribuído a A Sala Magenta de Mário de Carvalho

Mário de Carvalho recebeu o Prémio Literário Fernando Namora com o seu romance A Sala Magenta, publicado pela Caminho em 2008.
Em comunicado difundido hoje pela Estoril Sol lê-se que o júri, presidido pelo escritor e ensaísta Vasco Graça Moura, teve em conta «a elevada qualidade estilística e narrativa desta obra e a humanidade do olhar que lança sobre o universo da criação artística e da existência».
Recorda-se que é a segunda vez que Mário de Carvalho vence o Prémio Literário Fernando Namora sendo que a primeira foi em 1996 com o romance Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde, também publicado pela Caminho e igualmente distinguido com o Grande Prémio APE.
Biografia do autor:
Mário de Carvalho nasceu em Lisboa, em 1944. Licenciou-se em Direito, em 1969. O serviço militar foi interrompido por prisão em Caxias e, posteriormente, em Peniche, por actividade política contra a ditadura, ainda nos tempos de estudante. Mais tarde exilou-se em França e na Suécia. Regressa após o 25 de Abril de 1974.
Dominando soberbamente a língua, o estilo de Mário de Carvalho não se reconhece em nenhuma escola, e o seu registo é ao mesmo tempo de uma grande modernidade. A crítica aponta-o unanimemente como um dos mestres do romance português contemporâneo.
Vários dos seus livros foram traduzidos no estrangeiro: A Paixão do Conde de Fróis, Os Alferes, Era Bom que Trocássemos umas Ideias sobre o Assunto, Um Deus Passeando Pela Brisa da Tarde.

Fonte: Caminho

Sem comentários:

Enviar um comentário