quarta-feira, 21 de abril de 2010

O Islão Explicado (Malek Chebel)

Os dogmas, a história, a cultura e as principais personalidades. Explorando as particularidades e a complexidade da religião islâmica, o que Malek Chebel apresenta neste livro não é uma abordagem à controvérsia, mas o que pretende ser uma exposição imparcial do que caracteriza o Islão.
Breve, mas preciso e bastante completo, o autor apresenta não só os elementos característicos desta religião, desde os traços culturais, à hierarquia e às semelhanças e divergências do seu livro sagrado em relação, por exemplo, à Bíblia, mas também uma cronologia incluindo as datas mais marcantes da história islâmica, uma extensa lista de livros para quem quiser aprofundar o seu conhecimento do tema e também um traçado das mudanças que o Islão terá sofrido com o decorrer dos séculos.
Introduzindo gradualmente os inúmeros conceitos e termos associados ao tema, este é um livro que nunca se torna demasiado confuso, sendo evidente o objectivo de alcançar também os leitores que tenham ainda um reduzido conhecimento do tema. Além disso, faz também parte deste livro um glossário bastante completo e que permite uma melhor orientação ao longo dos diversos assuntos.
Acessível, mas completo, este é um livro que, nas suas 200 páginas, deixa o leitor com uma visão bastante clara dos fundamentos, da fé e da história da religião Islâmica. Para os interessados por este assunto, e principalmente para os que estão a começar a conhecê-lo, este será, sem dúvida, um livro esclarecedor.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Não tenha problemas com aquelas verdades.
    Os maos já há muito que as conhecem e não as desmentiram

    ResponderEliminar