quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Novidades Babel para Outubro

As Feras boas de Avantia foram aprisionadas no reino de Malvel, um feiticeiro perverso.
Cada uma delas encontra-se guardada por uma nova e terrí-vel Fera. A missão de Tom para libertar as Feras boas leva-o aos túneis situados sob o castelo de Malvel, onde Sting, o homem-escorpião, o aguarda...
Serás TU capaz de sobreviver a esta nova MISSÃO?

Sete Dias no Mundo da Arte leva-o numa viagem pelo mundo e explica-lhe como funciona o universo da arte contemporânea, a sua economia, a sua organização e como está articulado em rede por algumas cidades mundiais. Com os valores do mercado da arte contemporânea a aumentarem exponencialmente de leilão para leilão, apesar da crise económica, o interesse por este mercado está a atrair mais público, principalmente novos investidores.
Esta obra foi traduzida em mais de 12 países e foi considerada o melhor livro de arte do ano de 2008 pelo jornal The New York Times.
Sendo um mundo “fechado” para alguns, este texto vem apresentar-lhe as várias vertentes deste universo e revelar-lhe o trabalho efectuado por diferentes instituições para colocar um novo artista no mercado da arte.
Ao longo de uma leitura descritiva, a autora conduz-nos através das subculturas que caracterizam o mundo da arte contemporânea nos dias de hoje. Foram necessários cinco anos para escrever este livro que cobre várias realidades em diferentes países e cidades do mundo, desde Nova Iorque, Los Angeles, Londres, Veneza, Tóquio e Basileia.
O leitor consegue, em cada um dos sete capítulos (sete dias), entrar num contexto relacionado com a arte: os leilões, as feiras, as bienais, os prémios, as revistas da especialidade, o meio académico e o estúdio do artista.

Zeke Coulter é um solteirão convicto e não revela quaisquer in-tenções em casar. Até que compra o rancho vizinho ao de Nata-lie Patterson, uma mulher muito atraente e divorciada, mãe de duas crianças, uma família completamente doida e um ex-marido envolvido em negócios obscuros. Quando o filho pré-adolescente de Natalie vandaliza a propriedade do vizinho e esta se vê incapaz de pagar os estragos, Zeke oferece-lhe a possibili-dade de que a dívida seja paga com o trabalho do rapaz no ran-cho. Zeke tenta incutir alguma responsabilidade no rapaz e en-quanto o faz começa a dar-se conta da grande reviravolta que se está a processar na sua vida. Natalie tem uma voz maravilhosa mas não acredita no seu talento nem na possibilidade de singrar no mundo da música. Mas, depois de a ouvir, Zeke está não só determinado a provar-lhe que tem talento mas também em demonstrar-lhe que há homens dignos de confiança.

As crianças vão deliciar-se com as aventuras deste pequeno ratinho que consegue dissuadir vários animais na floresta de o comer inven-tando histórias de um monstro feio e assustador (mas imaginário) chamado «grufalão»... Qual não é o espanto do ratinho quando o grufalão realmente aparece!
Em 1999, esta obra recebeu o Prémio Smarties para o melhor livro infantil editado no Reino Unido e também o Prémio Blue Peter para o melhor livro pa-ra ler em voz alta. Traduzido já para 22 línguas, o jornal inglês The Observer definiu-o como um «clássico moderno» da literatura infantil.
É altura de, para além de se divertirem a ouvir a maravilhosa história do Grufalão, as crianças poderem brincar com estes fantásticos puzzles.

Romance escrito com base no argumento do filme homónimo cujos cortes orçamentais nunca deixaram Welles satisfeito. Welles cruzou também no romance vários episódios da sua série radiofónica com Harry Lime, personagem de O Ter-ceiro Homem.
Neste romance, seguimos um homem encarregue de descobrir o passado misterioso de um multimilionário amnésico. Entre o thriller e o policial, este é um romance que prende o leitor da primeira à última página.

A microeconomia fornece as ferramentas que todos os economistas necessitam. Este volume abrange as bases de toda a microeconomia, numa base rigorosa mas intuitiva. Compreende a Teoria do Consumidor e a Teoria da Empresa. A primeira começa com a Teoria da Utilidade e explica como o consumidor faz as escolhas de bens e serviços e deduz a Curva da Procura. Seguida-mente, explica como o consumidor decide a sua participação no mercado de trabalho, como arbitra a sua poupança ao longo do tempo e como decide num contexto de incerteza. Na Teoria da Empresa explica-se como se constroem as funções de produção e de custos, e como a empresa maximiza o lucro no curto e longo prazo.

Lady Gaga é uma das compositoras e cantoras do momento. É inspirada por artistas e grupos de glam rock como David Bowie e Queen, além de cantores de música pop como Madonna e Michael Jackson. Para ela, a moda é uma fonte de inspiração para a sua composição e apresentações. Foi considerada a 73ª Artista da Década 2000/2010 pela Billboard. Em Maio de 2010, a revista Time incluiu-a na sua lista anual das 100 pessoas mais influentes do ano. Em Junho, a Forbes colocou-a em 4º lugar na sua lista das 100 Mais Poderosas e Influentes celebridades do mundo; também foi considerada a segunda artista musical mais poderosa do mundo. Em Agosto, os seus álbuns já tinham vendido mais de 15 milhões de cópias e os seus singles 51 milhões em todo o mundo. Nomeada para 13 prémios e vencedora de 8 no MTV Video Music Awards de 2010.

Um ano é feito de muitos dias. De trezentos e sessenta e cinco (ou seis, às vezes), mas também dos que vivemos (no presente), que vivemos (no passado), ou que viveremos (no futuro) e que fazem de cada dia uma experiência única, e de que iremos depois depositar alguns momentos nas arrecadações da memória.
Com um verso no título e um pouco mais em cada dia, de maneira a que sorria, chore, se indigne ou apaixone com os versos que lhe oferecemos para toda a vida.
Que um verso oferecido seja sempre um verso reflectido - para perto, para longe, para dentro.
Ofereça-se versos de Pessoa, José Régio, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade ou David Mourão-Ferreira, entre tantos outros e tão maravilhosos.

A história de Justin Bieber é feita daquilo de que todas as lendas são feitas. Em três breves anos, o miúdo mais giro da turma passou a ser o maior quebra-corações mundial. Com apenas dezasseis anos, já conta com dois discos em primeiro lugar nas tabelas de vendas, esgota concertos em todo o mundo, e até já cantou para o Presidente dos Estados Unidos.
Esta imperdível biografia acompanha a ascensão meteórica da primeira super-estrela mundial da Internet, desde os vídeos caseiros que causaram sensação no YouTube à actuação que despertou as atenções da realeza da música mundial – onde, como em todas as histórias de encantar, não faltou um duelo em que os «pesos pesados» Usher e Justin Timberlake se enfrentaram para assinar contra-to com este rapaz canadiano – e ao seu actual estatuto de megacelebridade internacional e ícone pop de toda uma geração.
Recheada de factos fascinantes e de fabulosas fotografias a cores, Justin Bieber – One Time leva-te ao centro do mundo de Justin, com todos os pormenores sobre a amizade com Usher (que viria a mudar a sua vida), o lugar fundamental que os fãs ocupam no seu coração, os seus planos para o futuro e como faz ele os possíveis para manter os pés na terra num mundo repleto de projectores, câmaras e, claro está, de raparigas aos gritos. Queres saber tudo sobre Justin Bieber? Encontras aqui tudo, e mais ainda! A leitura imprescindível para todos os que sofrem de “Bieber Fever”!

«As Farpas» na República são uma admirável caricatura da 1ª República.
Estes artigos escritos por Ramalho Ortigão, ferozmente críticos e irónicos, satirizam, com muito humor à mistura, a 1ª República e todas as suas repercussões, não só a nível político mas também cultural, social e até moral.
«As Farpas» apareceram como «crónica mensal da política, das letras e dos costumes», da autoria de Ramalho Ortigão, prosador maior da Língua Portuguesa.

Em Alguma Parte Alguma é o mais recente livro de poemas daquele que é unanimemente considerado “o maior poeta vivo do Brasil”, publicado há poucas semanas no Brasil e o primeiro depois do aclamado Muitas Vozes datado de 1999.

Dentes de Rato é uma quase-autobiografia, levemente ficcionada, dos tempos de infância de Agustina Bessa-Luís.
Pela voz de Lourença, surgem as memórias familiares e as aventuras próprias da infância.
Com ilustrações de Mónica Baldaque (filha de Agustina) a PI disponibiliza aos leitores esta nova edição (a vigésima) de um livro que já se tornou um clássico da literatura infantil portuguesa do século xx.

Romance biográfico sobre Camões que revela factos até ao momento desconhecidos sobre o percurso de vida do poeta. Uma obra que segue vários momentos da sua vida entrecruzando-se com episódios da vida da autora enquanto investigadora dessa mesma biografia.
Uma obra que se impõe pela novidade e pelas dimensões que revela do poeta nacional por excelência.

Maria Vitalina Leal de Matos é unanimemente considerada a maior camonista viva. Fez parte do Conselho Geral da Comissão Nacional da UNESCO e do Conselho Superior da Universidade Católica. De 1988 a 1990 desempenhou o cargo de Conselheira para o Ensino de Português junto da Embaixada de Portugal em Paris. É Professora Catedrática na Faculdade de Letras.

Dois personagens - um homem e uma mulher – encontram-se e entre eles nasce uma história de amor, pretexto para que cada um deles explore o seu mundo psicológico.
Nesta viagem que cruza mundos inteiros, no interior das cabeças encontram-se Fernando Pessoa e Lobo Antunes.

Uma mulher, Mariana, descobre que vai morrer. Só, no seu quarto, passa em revista toda a sua vida. Desde o falecimento prematuro da mãe, ao carinho extremo e triste do pai.
Entre alegrias e tristezas, esta é uma análise implacável da solidão dos tempos modernos em que, mesmo rodeados pelos outros, nos fechamos em nós.
Com este volume a Ulisseia inicia a publicação das obras completas de Maria Judite de Carvalho.

Job conta a história dum recém-imigrante em Nova Iorque, das suas experiên-cias e acontecimentos devastadores. Quando começa a perder a sua fé em Deus, há um acontecimento que muda tudo… Um milagre.
Este clássico da literatura moderna foi considerado um dos 100 romances do século xx.

Berta Quintana acabara de fazer dezasseis anos, tinha um metro e noventa e era o ser humano mais alto de Navidad e possivel-mente de toda a região. Segundo dizia uma antiga lenda de Na-vidad, quando um bebé nascia sob o arco-íris, este teria um dom muito especial. (...) Dizia-se que o bebé do arco-íris poderia transformar o pão em ouro, que bastaria mexer um dedo para lavrar as terras, que poderia ordenhar uma dúzia de vacas ao mesmo tempo, cortar uma floresta inteira ou transformar as go-tas de chuva em moedas.

Divertidíssimo romance policial que segue as aventuras e desventuras do primeiro serial-killer invisual da história. Gabriel Saviela é cego e passou toda a sua vida a ser humilhado pela mãe, que de-cide assassinar dando os restos mortais desta a comer ao seu cão - depois matou o periquito. Isso constituirá o início de uma série de mortes atrozes e aventuras rocambolescas…

Harriet Rose, como a generalidade das adolescentes é ingénua, tem auto-estima e acha sempre que tem qualquer coisa a dizer. Há porém algo que a distingue: uma admiração incondicional por Marco Aurélio, que imita fervorosamente escrevendo ocasional-mente reflexões filosóficas sobre a sua própria vida. Com a morte prematura do pai, Harriet sente-se compelida a escrever as suas meditações. Pelo seu 14º aniversário recebe um presente único e inesperado. A mãe e a avó oferecem--lhe a edição dos seus pen-samentos. Uma mãe publicitária, uma avó directora comercial e o talento de Harriet, uma autora com potencial, catapultam o livro para o êxito. Mas Harriet vê-se empurrada para um caminho que nem ela própria, na sua infinita sabedoria, estava preparada para percorrer. Poderá a sua felicidade – ou ingenuidade – durar?

Num comboio que atravessa o deserto de Atacama, o mais seco do mundo, uma galeria de personagens tipicamente sul-americana cruza histórias e recria um mundo ora divertido e exótico, ora melancólico e romântico.
Obra que confirmou Letelier como um dos melhores herdeiros de García Márquez, e que constituiu um dos maiores êxitos internacionais recentes das letras sul-americanas, traduzido em mais de 14 países no primeiro ano após a sua publicação.

Publicada originalmente em 1901, esta «obra-prima da literatura fantástica», como lhe chamou Lovecraft, segue a história de Adam Jeffson, membro de uma expedição árctica que se perde para re-gressar a um mundo devastado por uma estranha nuvem púrpura.
Na descoberta deste horrendo mundo novo, o narrador procura uma nova fé e uma nova relação com Deus mas também a remissão de um pecado que não cometeu. Um romance que é ao mesmo tempo um notável romance de aventuras, o primeiro romance com preocupações ecológicas do século XX e uma dissertação brilhante sobre a difícil relação do ser humano com a culpa e a necessária expiação.

Pablo Simonetti tece neste romance de estreia uma história de amo-res filiais, rupturas familiares e redenção. Um livro comovedor, uma autêntica história de vida, escrita com um domínio de linguagem ab-solutamente magistral. Através das palavras de uma mulher que está a morrer vítima de cancro, Simonetti faz o retrato da família chilena, dos seus tabus e dos seus anseios.
Quando aos 77 anos Julia Bartolini descobre que padece de cancro, decide, para surpresa da família, não se submeter a qualquer tratamento que poderia prolongar-lhe a vida. Ela sabe que, mais cedo ou mais tarde, a morte é inevitável e prefere aproveitar o tempo que lhe resta para refazer o caminho traçado ao longo da sua vida, examinan-do a história da sua família, em especial a relação com os filhos, entre os quais subsistem algumas querelas do passado. Mãe que estais no Céu foi um romance muito aplaudido pela crítica e pelos leitores, mantendo-se nos tops de venda durante 44 semanas, tornando-se num dos 3 romances mais vendidos no Chile nos últimos 20 anos.

Um homem volta à cidade que o expulsou. No seu interior um misto de carinho e necessidade de vingança. Começa a trabalhar no enorme estaleiro e define um objectivo: fará com que a filha do todo-poderoso dono do estaleiro se apaixone por si. Considerado a obra-prima de Onetti, o presente romance é considerado uma alegoria da condição humana.

“Um dos romances mais notáveis da literatura em espanhol do século xx.”
Antonio Muñoz Molina


Sete anos depois de ter sido uma das grandes estreias literárias com Caderno Negro, Cláudia Clemente apresenta uma nova colecção de contos onde o fantástico, o erotismo e a solidão são elementos sempre presentes.
São histórias com um estilo simples e que comunicam facilmente com diversos tipos de leitores.

Simples e curioso, divertido e amargo, sensual e profundo - Cozinha-me é um livro capaz de transformar em histórias da vida os prazeres da cozinha e do amor. Contos e conselhos para preparar refeições com segundas intenções, com tudo o que é necessário para além da receita propriamen-te dita: os diálogos possíveis de entabular, as pequenas provocações e a comida como interlúdio. Um livro que intercala cenas de alta tensão erótica com cenas de alta gastronomia, e onde sabores e amores se complementam de uma maneira perfeitamente inesperada.

Lydia Hoffman tem uma pequena retrosaria. A loja representa uma promessa de libertação para uma nova vida, uma vida livre de cancro. Lydia ensina a tricotar e a primeira aula tem como tema “como aprender a tricotar uma mantinha de bebé”. A aula tem três alunas. Jacqueline quer tricotar algo para o seu neto como forma de reconciliação com a nora desavinda. Carol aca-lenta a esperança de que a manta de bebé que está tão empenhada em fazer seja o prenúncio de uma gravidez há muito desejada e, até agora, não consumada. A última aluna, Alix, pretende doar a mantinha para um projecto comunitário. São quatro mulheres, tão diferentes entre si, que se reúnem para tricotar, um hábito tão antigo como, aparentemente, inocente mas que as leva a descobrir muitos factos inesperados. Descobertas que forjam uma amizade e mais qualquer coisa. Quem diria que o acto de tricotar mantas de bebé poderia mudar as suas vidas?

Somos todos economistas acidentais: Hoje toda a gente nego-ceia empréstimos, transfere dívidas de um banco para o outro, tem vários cartões de débito e de crédito, compra carros e vende casas. Não somos engenheiros acidentais, nem médicos acidentais, não fazemos cálculos de estática, nem operações ao apêndice. Mas fazemos operações bancárias e em bolsa. Se há trinta anos fosse ao seu banco pedir um crédito para ir de férias ou pa-ra lhe anteciparem o pagamento do seu ordenado, o mais certo era pensarem que estava a precisar de apoio psiquiátrico. Hoje, mulheres e homens de todas as idades, têm que ser economistas acidentais quer queiram, quer não. Talvez por isso seja tão frequente acontecerem… acidentes. Para os evitar e ajudar a ver melhor os riscos e obstáculos na perigosa estrada das decisões económicas e a pedido de muitos leitores, chega agora a oportunidade de ler em livro as crónicas do Economista Acidental, pu-blicadas mensalmente na revista GQ.

Lutar contra os cretinos é uma missão impossível. Se esses têm poder são demolidores. Diego Armario conhece os bastidores do poder como poucos e descreve situações, por vezes absurdas, em diferentes contextos: o poder na vida política, o poder na vida profissional e o poder nas relações interpessoais e familiares.
O livro certo para os leitores que se queiram divertir com as muitas situações caricatas provocadas por quem tem poder e não devia, sem esquecer os outros - os que obedecem. Não recomendável a leitores que apreciam o politicamente correcto.

Sem comentários:

Enviar um comentário