sábado, 12 de fevereiro de 2011

A Mulher do Capitão (Ludgero Nascimento dos Santos)

Uma história de amor e morte, no cenário de uma pequena vila angolana, em plena Guerra Colonial. A história de Diana, de como se deixou convencer a casar com um homem que não amava para fugir a uma vida de dificuldades e de um certo desprezo. E de Luís, o alferes que descobre o amor em toda a sua força na bela figura da mulher do capitão.
O mais interessante ao longo desta leitura está na forma como as emoções vão ganhando vida, gradualmente, à medida que acontecimentos mais difíceis se vão sucedendo. Se a abertura da história é, por si só, de impacto, a verdadeira dimensão dessas declarações iniciais só se alcança em pleno bastante mais tarde, quando a história de Luís e Diana atinge um ponto sem retorno. E é nestes momentos mais intensos que o autor consegue mostrar o melhor da história, evocando emoções tão divergentes como a piedade e a repulsa, o perdão e o desejo de vingança, numa clara e longa viagem ao passado.
A própria caracterização de cada personagem, bastante precisa nos elementos que realmente interessam, contribui para despertar no leitor alguma reacção. E isto não se aplica apenas ao protagonista. Figuras como a de Josefina, com a sua obsessão quase louca, e Simão, com uma lealdade para além da morte e capaz de ditar qualquer acção, dão aos acontecimentos uma nova força, uma maior amplitude de aspectos de interesse.
Em termos de escrita, há algumas peculiaridades em termos de pontuação que, inicialmente, provocam alguma estranheza. São aspectos, ainda assim, que, passada uma fase inicial, se assimilam com facilidade, não prejudicando muito a leitura.
Uma leitura interessante, com alguns momentos bastante emotivos e algo de intrigante em várias das personagens que constituem esta história. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário