sábado, 25 de agosto de 2012

Carl Sagan - Vida e Obra (Keay Davidson)

Figura fundamental na história da Era Espacial, cientista e divulgador científico, Carl Sagan foi um homem capaz de inspirar sentimentos contraditórios. A sua obra foi vasta e controversa e também o seu percurso pessoal foi marcado por mudanças e atribulações. Neste livro, Keay Davidson apresenta um relato completo e imparcial de uma vida complexa e de uma obra vasta, numa biografia que tem em conta as opiniões e testemunhos de admiradores e detractores, de colegas, amigos e familiares e de muitos dos que, de alguma forma, tiveram com Sagan algum contacto relevante. O resultado é uma biografia extensa, rica em pormenores e teorias, o que a torna, por vezes, algo densa, mas muitíssimo interessante no conteúdo que apresenta.
Um dos aspectos mais interessantes neste livro é o evidente (e bem conseguido) esforço do autor de passar aos leitores um retrato de Sagan que fosse o mais completo possível. Assim, a história da sua vida privada desenvolve-se em paralelo com a do seu percurso como cientista, intimamente ligadas em muitos aspectos, mas realçando em pleno as múltiplas facetas do complexo carácter de Sagan. Destaca-se, também, o cuidado em apresentar uma visão completamente imparcial, dando voz tanto aos mais convictos admiradores como aos críticos mais ferozes. O objectivo é plenamente alcançado: a imagem que fica de Sagan depois desta leitura é a de um homem com todas as qualidades e defeitos inerentes à sua condição, e a de um homem capaz de inspirar sentimentos muito diferentes, mas dificilmente de indiferença.
Ao acompanhar o percurso de Sagan desde os primeiros anos e até à morte, é difícil evitar referir as muitas figuras com quem este interagiu e os que com ele colaboraram nos seus inúmeros projectos. Assim, e como não poderia deixar de ser, surgem teorias divergentes, questões e possibilidades refutadas, discussões por vezes ferozes, principalmente no contexto da batalha ciência vs. pseudociência. É, talvez, neste aspecto as razões para que, apesar de muito interessante, este livro dificilmente se torne leitura compulsiva, já que exige atenção constante para não perder de vista o rumo dos acontecimentos narrados. É que, além das ideias e teorias de Sagan e dos projectos em que este participa, são também apresentadas muitas outras teorias que, estando, de alguma forma, relacionadas com o trabalho de Sagan, não lhe dizem directamente respeito. Há, pois, toda uma série de nomes e de teorias para assimilar, bem como a forma como estas se relacionam com a figura central desta biografia, e a exposição de todas estas teorias e discussões remete, por vezes, para segundo plano os pontos mais relevantes. Resulta, disto, um livro que, interessante pela vastidão do seu conteúdo, acaba por ser, ainda assim, um pouco denso e difícil de seguir.
Longe de ser uma leitura fácil, devido à multiplicidade de teorias e pormenores a assimilar, trata-se, ainda assim, de um livro fascinante, quer pelo retrato complexo e imparcial que apresenta de Sagan, quer pela visão completa das complexidades e teorias do meio científico em que este se enquadrava. Densa, complexa, mas muito interessante, uma biografia que vale a pena ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário