quinta-feira, 6 de junho de 2013

A Guerra dos Tronos - vol. 1 (George R.R. Martin)

O Inverno está a chegar. É uma verdade inevitável, além de ser a divisa da casa Stark, dos senhores de Winterfell. Aí surgem os primeiros traços de uma longa tribulação, com o lorde Eddard a ser nomeado Mão de um rei que ajudou a pôr no trono e, talvez sem saber no que está prestes a envolver-se, a caminhar na direcção de uma mudança absoluta. Há mistérios por resolver na corte de Robert Baratheon, e um deles diz-lhe directamente respeito, mas há um mundo de intrigas em torno da família real. E, no jogo dos tronos, ou se ganha ou se morre. Este o início da história de As Crónicas de Gelo e Fogo, agora transposta para banda desenhada.
Para quem já leu os livros de George R.R. Martin, a história desta adaptação não trará grande coisa de novo, já que é essencialmente fiel ao original. Mas isto não lhe retira impacto. Antes pelo contrário. Reviver a história, associada agora a imagens representativas do que foi contado, permite, por um lado, uma perspectiva mais precisa dos cenários e das personagens e, por outro, recordar os momentos e as figuras que mais marcaram ao longo da primeira leitura.
Este regresso a como tudo começou, com o reencontro com personagens que tiveram o seu auge no primeiro livro - e quem conhece a história sabe que ninguém está seguro neste mundo - , seria mais que suficiente para fazer com que a leitura valesse a pena. Mas há mais a considerar, nomeadamente no que diz respeito à imagem. Tudo é bastante fiel ao que é descrito nos livros originais, desde os lugares à caracterização das personagens. Além disso, a arte é, por si só, muitíssimo apelativa, com cada imagem a transmitir na perfeição o que cada cenário tem de mais fascinante, o que uma dada personagem está a sentir num certo momento ou até mesmo um ambiente mais tenso. O equilíbrio entre texto e imagem é perfeito e reflecte na perfeição todo o impacto da história.
Um outro efeito interessante é que, sendo menos descritivo, já que a caracterização está na imagem, ficando apenas algum contexto para explorar, esta forma de acompanhar a história torna tudo um pouco mais leve. Esta impressão acaba por ser particularmente agradável, tendo em conta os meandros de intriga e drama que são uma constante em toda esta série e que, inevitavelmente, criam momentos de grande tensão. Tensão esta que não se perde, entenda-se, mas que surge de forma um pouco menos densa nesta adaptação.
Agradável reencontro com personagens carismáticas e, ao mesmo tempo, descoberta de novas perspectivas sobre um mundo conhecido, este é, assim, um óptimo regresso ao mundo de Westeros - e à mente  dos que o povoam. Uma leitura imperdível para quem segue as Crónicas de Gelo e Fogo, portanto, e um complemento ideal para os livros. Recomendo sem reservas.

Sem comentários:

Enviar um comentário