sábado, 15 de junho de 2013

Jazigo com Vista para o Mar (João Carlos Pereira)

Paulo Coutinho é um espécime raro entre os políticos, um homem que não se deixa influenciar por interesses ou propostas obscuras e que acredita nos seus valores acima de qualquer ligação partidária. Mesmo sem ser um santo, Paulo é um homem de valor. Mas é também um homem atormentado, ainda a fazer o luto pela perda da mulher e da filha. A sua história é o ponto de partida para uma história que, entre avanços e recuos, percorre diferentes gerações para representar a forma como o mundo muda - e como, em muitos aspectos, tudo permanece igual.
De tudo o que este livro tem de cativante, importa, desde logo, referir a forma como aborda temas e questões que nunca foram tão actuais. Analisando as vidas e os percursos de ricos e de pobres, o autor constrói um retrato do país, em diferentes épocas, pelos traços das pessoas que o habitam. Constrói também uma análise muito apurada da realidade, sendo fácil reconhecer, quer em alguns acontecimentos, quer no comportamento de algumas personagens, sinais de tempos e personalidades muito próximos aos reais.
Também interessantes são as peculiaridades na estrutura do enredo. No início, a aparente mudança de protagonista para cada capítulo cria uma certa estranheza, ainda que os elos comuns e as peculiaridades de cada situação comecem já a despertar uma certa curiosidade. Mas é com o evoluir - e o aproximar - desta teia de histórias, que a verdadeira ligação se torna evidente. A impressão que fica, no final, é a de uma história coesa, no seu conjunto de personagens e das suas respectivas histórias individuais. Tudo está ligado, afinal, e o que, a princípio, parecia ser uma dispersão por diferentes elementos acaba por se revelar como um enredo complexo, mas em que tudo faz sentido.
Quanto à escrita, é fluída e agradável, com um interessante toque de poesia nos momentos certos. Também o ritmo da narrativa é cativante, mesmo sem ser compulsiva, já que os momentos mais divagativos, associados aos saltos na linha temporal e à mudança de personagens e situações, abranda um pouco o avanço do enredo. O resultado é uma leitura envolvente, com momentos particularmente marcantes e um registo que é, ao mesmo tempo, acessível e revelador de uma certa complexidade de pensamento.
A soma de tudo isto é uma leitura cativante, com uma história surpreendente e rica em momentos marcantes, personagens fortes e, principalmente, uma reflexão muito bem conseguida relativamente a temas - e problemas - muito actuais. Uma boa surpresa, portanto, e um livro muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário