terça-feira, 11 de junho de 2013

Traída pelo Destino (Emma Wildes)

Aos olhos da sociedade, nada que ela faça poderá ser considera inocente. É por isso que, ao ver-se trancada na biblioteca com o solteiro e atraente Damien Northfield, Lillian Bourne reage com uma ansiedade superior à que seria de esperar. Mas também com uma coragem inesperada. Ciente das possíveis consequências das circunstâncias em que se encontram, Lily não hesita em pedir ajuda e em embarcar num plano algo peculiar para deixar a biblioteca e regressar ao baile. Mas aquele encontro fugaz não será único e ficará na memória de Lillian e de Damien. Os seus caminhos voltarão a cruzar-se... e a atracção entre ambos não será a única aventura.
Já habitual nos livros desta autora, um dos elementos cativantes deste livro é a conjugação entre o romance e um mistério que, desenvolvido de forma relativamente discreta, acaba por ser essencial ao enredo, tornando-o, ao mesmo tempo, mais interessante. Enquanto antigo espião, Damien Northfield é, naturalmente, uma personagem enigmática, e esta sua característica reflecte-se tanto na parte romântica da história como na intriga que lhe está associada. E é este equilíbrio entre os dois elementos que torna personagens e enredo tão intrigantes.
Também interessante é o facto de haver um outro romance a decorrer em paralelo, ou nas proximidades, do romance principal. A história de Regina e James surge de forma mais discreta que a de Damien e Lily, mas acaba por a completar. E quanto ao romance dos protagonistas, praticamente tudo é fascinante, desde o facto de serem ambos personagens marcadas pelo passado às peculiaridades (divertidas ou comoventes) que vão surgindo relativamente à sua relação, passando ainda pelas ligações familiares e pela forma como o romance se relaciona com o mistério.
Ainda um outro ponto a realçar é a presença mais ou menos discreta de personagens já conhecidas de outros livros. Muitos dos intervenientes nesta história surgiram já em outros romances da autora, o que cria, desde logo, uma muito agradável sensação de familiaridade. Além disso, este sempre agradável reencontro permite saber mais sobre essas personagens, seja relativamente a questões deixadas em aberto, seja quanto ao que sucedeu depois do "felizes para sempre". Este contacto entre as diferentes histórias, realçando o facto de muitas das personagens se moverem no mesmo meio, torna o ambiente mais real e a história das personagens um pouco mais vasta.
Romance e intriga, emoção e humor, tudo conjugado nas medidas certas, fazem, portanto, deste Traída pelo Destino uma leitura envolvente e agradável, leve nos momentos mais descontraídos e intensa nas situações mais marcantes, sem esquecer o inevitável toque de sensualidade - sempre na medida certa. O resultado de tudo isto é, claro, o melhor possível, num livro cativante desde o início e que não desilude até ao fim. Muito bom, em suma.

Sem comentários:

Enviar um comentário