quinta-feira, 27 de junho de 2013

À Sombra da Mesquita (Maria Roma)

Carmen e Rafael. Lara e Jaime. Angélica e João Luís. As suas vidas cruzaram-se em tempos de juventude animada e o contacto fez deles um grupo sólido de amigos. Mas as coisas estão a mudar. As relações amorosas que os uniram começam a revelar as suas fragilidades, e é difícil acreditar que a amizade possa superar esses problemas. Além disso, há segredos no passado e experiências pessoais que moldam a evolução das suas personalidades, por si mesmas divergentes. Novas relações estão prontas para nascer e regressos à origem destinados a ocorrer. Mas entre a família, o romance e os afectos, será possível opor ao tempo a barreira da amizade?
Sendo este um livro relativamente breve, um dos traços que mais surpreende é o facto de haver um conjunto relativamente grande de protagonistas, ao invés de uma única figura ou par central. As histórias dos seis amigos são igualmente relevantes, até porque estão intimamente ligadas, sendo, por vezes, a amizade que os une o verdadeiro centro, mais até que as suas histórias individuais. Este é, aliás, um dos aspectos mais cativantes deste livro, já que todos os acontecimentos, desde amores e desamores a discussões profissionais, passando ainda por revelações de cariz familiar, acabam por estar, de alguma forma, relacionados com a evolução da amizade no grupo, sendo esta - com os elos que a suportam ou fragilizam - o principal tema, afinal.
Para tornar a leitura envolvente contribui também uma escrita agradável, sem grandes elaborações, mas com um toque da poesia, perdendo apenas, talvez, um pouco pelo facto de as personagens transmitirem em diálogo demasiadas reflexões. Acontece, ocasionalmente, que o que uma personagem está a dizer serve mais para informar o leitor que os seus interlocutores, o que cria, por vezes, uma impressão de estranheza. Sem retirar, ainda assim, envolvência ao enredo propriamente dito.
Quanto aos acontecimentos, sobressai, necessariamente a história de Lara, com o mistério da sua família a protagonizar a parte mais emotiva e mais intrigante do enredo. Outros elementos há que poderiam, talvez, ter sido mais explorados, mas que acrescentam também algo de complexidade - e de intriga, no caso muito particular de Rodrigo - ao enredo. Ainda assim, é, sem dúvida, na história da descoberta da mãe de Lara que estão os melhores momentos.
Interessante nas relações entre as personagens e intrigante na forma como as suas histórias se cruzam, À Sombra da Mesquita é, em suma, uma cativante reflexão sobre a amizade e também uma história agradável e cativante, com um enredo sempre interessante e momentos emotivos quanto baste. Uma boa leitura, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário