quinta-feira, 29 de maio de 2014

Entre Dois Séculos (Amadeu Lopes Sabino)

Num breve olhar aos grandes acontecimentos do século XX, através do percurso de vida do autor, mas principalmente das circunstâncias que motivaram as grandes mudanças e que nos trouxeram a um presente de "tempos interessantes" este livro breve, mas de vasto conteúdo, não é nem autobiografia, nem dissertação, mas a fusão de ambos numa perspectiva pessoal e ponderada sobre o tempo que vivemos. E, sendo um relato que tem tanto o olhar pessoal como uma noção da perspectiva global, é também vasto no conhecimento que tem a transmitir.
Composto por quatro partes, nas suas pouco mais de cento e cinquenta páginas, Entre Dois Séculos contempla o século XX desde os grandes acontecimentos históricos à experiência e às correntes literárias que surgiram e desapareceram (ou não?) ao longo desse tempo. Ora, tendo isto como ponto de partida, há todo um conjunto de considerações e de factos que bastam, por si só, para tornar a leitura interessante. Bastante breve, e focado, em grande medida, nas ideias e mudanças por detrás dos acontecimentos, o conhecimento é de fácil compreensão, sem por isso ser demasiado simplificado. E isto basta para tornar a leitura cativante.
Outro elemento que sobressai é a forma de expressão, com traços de introspecção, por vezes, enquanto que noutras recorre a outras referências para uma mais vasta compreensão das ideias. E, numa ou noutra opção, a escrita é sempre envolvente, com uma fluidez que facilmente cativa e que cria uma boa ligação entre a distância dos factos e o ponto de vista pessoal.
Falando do lado pessoal, importa referir dois efeitos aparentemente contraditórios. Por um lado, cria proximidade, tornando mais fácil a compreensão da vivência dos acontecimentos e até as próprias ideias. Por outro lado, há pontos de vista bastante vincados, que podem despertar naturais pontos de discordância. Porque é, afinal, da perspectiva do autor que se trata, e nem se esperaria que fosse de outra forma.
O que fica, então, deste Entre Dois Séculos, é a ideia de um livro que, num olhar pessoal, mas cuidadosamente fundamentado, apresenta ideias e conhecimento relevantes de uma forma acessível e cativante. Uma boa leitura, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário