sexta-feira, 16 de maio de 2014

Hegarty on Creativity (John Hegarty)

Criatividade: o que é, de que forma faz surgir as ideias e que caminho representa para quem tem uma (ou mais) boas ideias a desenvolver. É este o tema central deste pequeno, mas muito interessante livro. Através de breves e divertidas sínteses dos elementos essenciais da criatividade - desde como funciona a como gerir uma possível carreira criativa - o autor introduz uma forma de estar e de pensar muito positiva. E com vários conselhos especialmente relevantes.
Sendo este um livro baseado, em grande medida, na experiência profissional do autor, acaba por ser também um reflexo muito preciso das suas ideias. Assim sendo, haverá inevitavelmente pontos com que é fácil concordar e outros que nem tanto. Mas o facto é que, considerando a perspectiva global, desde o surgir da ideia (e o que a fez surgir) ao que pode ou não ser feito com ela, passando ainda à reacção dos outros e aos diferentes meios de aplicação da criatividade, há toda uma boa base de conselhos e ideias úteis. Nem demasiado condescendente, nem demasiado optimista, este é um livro que transmite boas orientações (porque não há regras), mas, principalmente, um boa forma de encarar e enfrentar os obstáculos.
Ora, se a mensagem é, por si própria muito boa, a forma como é transmitida facilita em muito a assimilação. Primeiro, a leveza do registo, com um muito agradável toque de humor, cria uma sensação de quase confiança, o que torna mais fácil a aproximação às ideias (e isto aplica-se mesmo àquelas com que não é tão fácil simpatizar). Depois, as ilustrações e a própria organização do livro orientam a mensagem de forma a que esteja focada no essencial - o que reflecte, aliás, uma das muitas ideias deste livro.
Ainda um outro ponto interessante é o facto de o autor direccionar as suas ideias e conselhos para diversas vertentes criativas. A publicidade é o elemento dominante, mas, ao referir também outras possibilidades, da escrita à música e passando pelo cinema, transmite-se também uma noção da verdadeira abrangência da criatividade, quer a nível de possibilidades, quer de critérios mais ou menos objectivos de avaliação.
Breve, mas muito útil, divertido, mas assertivo na transmissão da sua mensagem, este é, pois, um bom guia para avançar no desenvolvimento das ideias criativas. Vale a pena ler, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário