domingo, 18 de novembro de 2018

O Meu Coração Entre Dois Mundos (Jojo Moyes)

Louisa Clark tomou finalmente a decisão de viver sem medos e dizer sim às coisas e, por isso, acabada de chegar a Nova Iorque, está pronta a dar início a uma nova vida. Mas bastam alguns dias para perceber que, além de tudo ser novo, é também muito mais complicado do que esperava. Como se não bastassem as regras e complicações da vida dos super ricos, Agnes Gopnik, a mulher para quem trabalha, guarda grandes segredos e, embora a sua fragilidade a leve a querer fazer de Louisa uma amiga, talvez Lou devesse ter bem presente que continua, afinal, a fazer parte do pessoal. Além disso, a relação que criou com Sam começa também a manifestar o peso da distância... principalmente a partir do momento em que tanto Lou como Sam se cruzam com novas pessoas. À medida que o tempo passa e os meandros da vida começam a ganhar uma nova forma, Louisa terá de descobrir o seu lugar no mundo - e se prefere viver à imagem dos que a rodeiam ou como a pessoa que realmente é.
Sendo a continuidade da história de Viver Sem Ti, também sequela de um livro aparentemente completo, uma das primeiras coisas a destacar neste livro será inevitavelmente a forma como consegue acrescentar coisas novas - e uma nova fase de crescimento - a uma história que podia perfeitamente ter acabado em Viver Depois de Ti. A vida continuou para Lou e não deixa de ser notável a forma como a autora consegue construir novas histórias para ela quando a figura central que deu ao primeiro livro um tão grande impacto já não está presente. Ou será que está?
É que parte do que torna estes livros tão cativantes é que, pese embora a ausência de Will, a sua memória agora mais discreta continua a funcionar como força motriz nas decisões mais importantes. E, assim, o elo de ligação entre os três livros torna-se mais forte, sem que nenhum deles se torne repetitivo. Além disso, cada fase da vida de Lou é um todo em si mesma, e um todo cheio de aventuras, experiências e descobertas, o que faz com que seja difícil não querer continuar a acompanhar esta peculiar e tão cativante protagonista.
Há um pouco de tudo nesta história, desde o contraste entre a vida dos super ricos e a dos trabalhadores numa cidade dura aos erros que assombram toda uma vida, mas que podem sempre ser corrigidos, passando, é claro, por toda uma sequência de sucessos, fracassos e novos sucessos. Lou tem uma vida intensa e preenchida e cada episódio que protagoniza deixa, à sua maneira única, uma grande marca. O mesmo se aplica, aliás, às personagens que a rodeiam, já que, embora de forma mais discreta, também elas protagonizam vários momentos marcantes.
E parece ser aqui que Louisa encontra finalmente o seu caminho, por entre situações divertidas, momentos profundamente emotivos e uma mistura de nostalgia e de esperança que torna tudo tão mais impressionante. No fim, fica a sensação de ter viajado com Louisa até Nova Iorque, sentido com ela os seus desgostos e frustrações e acompanhado, enfim, as grandes descobertas e revelações da sua vida. 
Cativante, emotivo, cheio de surpresas e de momentos deliciosos, trata-se, pois, do fim de ciclo ideal para uma protagonista muito querida. E uma lição, também, de certa forma, sobre o valor da identidade própria num mundo que, às vezes, se impõe demasiado. Muito bom. 

Autora: Jojo Moyes
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário