sábado, 4 de maio de 2019

Os Fins do Mundo (Peter Brannen)

Há quem diga que estamos no limiar da sexta extinção em massa. Mas o que sabemos realmente sobre as extinções anteriores? Conhecemos a história do asteróide que alegadamente aniquilou os dinossauros, mas o que sabemos ao certo de como tudo isso se processou? O que este livro pretende é apresentar uma visão precisa e o mais completa possível das origens e explicações apresentadas para os cinco grandes eventos de extinção da história do planeta. E, ao mesmo tempo, alertar talvez para os problemas que pairam sobre o futuro...
Uma das primeiras coisas que importa salientar sobre este livro é que, embora aborde um tema muito específico, com uma linguagem própria e que talvez exija algum conhecimento prévio, é também um livro pensado para o público em geral. Por isso, e olhando para lá do inevitável jargão, uma das suas principais qualidades é o registo acessível, não só na tentativa de dar explicações claras até para os mais estranhos fenómenos, mas também no tom pessoal que o autor confere à leitura ao narrar o seu próprio percurso em busca de respostas.
Também necessariamente interessante - e evidente - é a vastidão de conhecimento contido neste livro. Há teorias, estudos, referências a artigos publicados por diferentes autores e até uma visão bastante perspicaz dos atritos entre proponentes de ideias distintas. O resultado é que, havendo tanto conhecimento para assimilar, a leitura terá de ser um pouco mais pausada. Mas nunca deixa de ser interessantissima.
Além dos factos em si e da sua incontestável importância, há ainda um último ponto interessante a destacar. À medida que percorre o traçado das cinco grandes extinções, o autor vai estabelecendo paralelismos com o presente e o possível futuro, o que apela também a uma certa reflexão sobre certos comportamentos actuais e a necessidade de tomar medidas preventivas. Além dos factos em si, emerge, pois, uma mensagem forte, como que um apelo à conservação, não alarmista nem exagerado, mas muito sério e exposto com precisão.
Não é propriamente leitura compulsiva. Não podia ser, com um olhar tão completo à história do planeta. É, sim, um livro completo, interessante, agradável de ler e que é, ao mesmo tempo, um repositório de conhecimento sobre o passado e um alerta para um futuro tão vasto que faz com que toda a história da humanidade pareça abrangida por um piscar de olhos. Uma boa leitura, em suma, cheia de coisas interessantes para transmitir.

Autor: Peter Brannen
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário