quarta-feira, 29 de maio de 2019

Y - O Último Homem: Entre Mulheres (Brian K. Vaughan, Pia Guerra, José Marzán Jr. e Goran Sudzuka)

Agora que estão na posse de uma explicação para a sobrevivência de Yorick, a salvação do mundo e o regresso dos homens parece ser uma possibilidade um pouco menos remota. Mas quando a origem dessa possível cura - o macaco Ampersand - é raptada por uma estranha ninja, Yorick e as suas companheiras vêem-se obrigados a segui-la. O destino parece ser o Japão. E, para lá chegar, terão de apanhar boleia num barco que transporta medicamentos. Mas o conceito de medicamento em tempos como aqueles... bem, é relativo. E o que julgam saber sobre as suas anfitriãs pode muito bem estar completamente errado.
Parte do que torna esta série tão memorável é o facto de, após seis livros de desenvolvimentos, que fazem com que já conheçamos o essencial sobre as personagens principais, continuar a haver todo um mundo de surpresas para desvendar. E não só no que diz respeito ao que se passa no mundo: sim, toda a situação do barco está cheia de surpresas, bem como o que se passa com Beth e até alguns lampejos do passado. Mas as surpresas estendem-se também ao pessoal e podem muito bem desequilibrar a dinâmica das relações estabelecidas até ao momento.
É também notável o facto de haver espaço para uma construção sólida - e complexa quanto baste - das personagens sem nunca perder de vista o ritmo de acção constante, com explosões, cenas de pancadaria e até um vago lampejo das histórias de super-heróis a contrastar com o que se passa na cabeça das personagens. E, claro, mantém-se também o eficiente equilíbrio entre o necessário lado sombrio associado às circunstâncias e o deliciosamente desconcertante sentido de humor - de Yorick principalmente, mas não só.
E é interessante ver também como esta evolução se repercute no todo, não só nos diálogos, mas também na própria arte. Claro que o facto de haver um novo autor neste volume pode explicar algumas das mudanças, mas o que fica na retina é a forma como a expressão das personagens - mais uma vez, principalmente de Yorick - parece reflectir também o seu crescimento. Há como que uma maior seriedade, que, além de espelhar a crescente percepção de que as coisas não estão nada fáceis, faz com que os momentos de humor, os sorrisos, aqueles rasgos de perplexidade que tão bem conseguem quebrar a tensão, se tornem também mais valiosos - e memoráveis.
Trata-se, pois, e como já vem sendo habitual, de mais um volume que corresponde inteiramente às expectativas, continuando a prometer muito de bom para os próximos desenvolvimentos, mas encontrando o equilíbrio necessário para completar uma fase do ciclo total. Cativante, cheio de acção e de surpresas e com um núcleo de personagens simplesmente delicioso, um livro - e uma série - que não posso deixar de recomendar.

Autores: Brian K. Vaughan, Pia Guerra, José Marzán Jr. e Goran Sudzuka
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário