quarta-feira, 29 de abril de 2020

Max Einstein - O Gangue dos Rebeldes (James Patterson e Chris Grabenstein)

A Max é um jovem génio. Não importa que não conheça o seu passado, nem as dificuldades por que já passou. A sua mente é brilhante e foi precisamente isso que a transportou para um mundo novo. Agora, escolhida por um benfeitor milionário para liderar os projectos de uma organização dedicada a fazer o bem pelo mundo, Max tem finalmente a oportunidade de pôr em funcionamento os complexos mecanismos do seu pensamento. Mas isso não significa que esteja segura. Os seus inimigos continuam a persegui-la, na esperança de a persuadirem a trabalhar para a sua sinistra organização. Felizmente, está rodeada de bons amigos - e tão geniais como ela.
Uma das primeiras coisas a sobressair das aventuras da Max Einstein - e deste volume em particular - é a visão positiva e optimista do mundo que move os protagonistas. São uma organização dedicada a resolver os problemas do mundo, trazendo esperança às pessoas e contribuindo para um mundo melhor. Poderá parecer até algo inocente, num mundo onde - à semelhança dos adversários da Max - a ganância parece ter o domínio. Mas é precisamente esta luta contra as possibilidades - e a brilhante capacidade das personagens de enfrentar cada problema com ideias surpreendentes e inovadoras - que torna estas aventuras tão empolgantes.
Escusado será dizer que, sendo uma aventura com vista a melhorar o mundo, é uma história repleta de temas importantes. Neste caso, trata-se da importância da água potável o elo de ligação entre as missões do grupo da Max. E é interessante notar que, além de ponto de partida para algumas situações intensas e muitas ideias geniais, serve também de base para a reflexão sobre questões como os efeitos da poluição e a influência de certas corporações que fazem negócio a partir de algo que devia ser de todos. É, acima de tudo, um livro de aventuras, mas com uma base bastante mais profunda do que à partida se esperava. E é também uma forma leve - e eficaz - de abordar temas bem sérios.
Importa, ainda assim, não esquecer o lado mais leve, porque é, afinal, de uma história que se trata. E, além das aventuras, dos mistérios (sobretudo no que respeita ao passado da Max) e das ideias brilhantes que, aos poucos, vão mudando o mundo, há ainda um outro aspecto que se destaca: o humor. Todo o livro tem um tom bastante leve, auxiliado pela escrita directa e pelos capítulos relativamente curtos que tão característicos são de James Patterson. Mas há rasgos de humor que são efectivamente geniais, não só pela precisão com que surgem, mas sobretudo pela forma como realçam os laços de amizade e de (relativa) harmonia entre os vários elementos do grupo da Max.
Leve, empolgante e muito divertido: assim se poderá descrever esta nova aventura da Max Einstein e do seu grupo de génios. Uma aventura de esperança e de optimismo que prova com exactidão que é possível falar de coisas sérias sem perder de vista a leveza e a simplicidade. 

Autores: James Patterson e Chris Grabenstein
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário