terça-feira, 14 de abril de 2020

Uma Mensagem Através da Vedação (Doug Gold)

É em plena guerra e em território ocupado pelos nazis que Bruce e Josefine se conhecem por acaso. Ele é um prisioneiro de guerra, num campo de trabalho onde o confinamento se torna ainda mais pesado devido ao tédio. Ela é uma resistente, pertencente a uma organização que combate os nazis na clandestinidade. E, quando Josefine se dirige ao campo na tentativa de saber notícias do irmão desaparecido, é com Bruce que se depara. Aquela mensagem passada à pressa através da vedação marca apenas um instante no tempo. Mas é também o princípio de algo de profundo que desabrochará com o reencontro. Apesar dos tempos conturbados que ambos vivem...
São inúmeros os livros publicados sobre a Segunda Guerra Mundial, dos romances aos testemunhos, passando pelos livros de divulgação histórica e análises do contexto da época. E é impressionante como, por mais livros que se leiam sobre o tema, é tal o impacto dos horrores desse tempo que é impossível ler com indiferença este tipo de histórias. Este é um livro um pouco diferente, contado na forma de romance, mas seguindo fielmente o percurso de duas figuras reais. E, se esta forma de contar a história a torna mais envolvente, o facto de ser verdadeira dá-lhe um impacto avassalador.
Há também algo de notável nos percursos individuais dos protagonistas desta que é também uma história de amor. O percurso de Bruce, o soldado neozelandês que se alistou quase com leviandade, viu o tédio dos preparativos, o horror do combate e depois as dificuldades do confinamento contrasta com o percurso de Josefine, levada à resistência pela crueldade dos ocupantes e pelo exemplo dos irmãos. À primeira vista, não poderiam ser mais diferentes, mas partilham o mesmo tipo especial de coragem - ainda que se manifeste de formas diferentes. Além disso, o facto de terem vidas tão diferentes faz com que a história de ambos reflicta um contexto mais vasto. Bruce deixa um país tranquilo para ir para a guerra. Josefine viu a guerra invadir-lhe o país. E o facto de virem de mundos diferentes torna ainda mais impressionante o laço criado entre os dois.
É uma história repleta de emoções, que vão do choque face aos momentos mais horríveis à tensão face aos muitos perigos enfrentados, passando também pelos rasgos de leveza introduzidos pelo peculiar sentido de humor de Bruce e também pela frustração burocrática. E é aqui que o facto de a história ser narrada como um romance se destaca: lê-se como um romance, fascina como um romance. Tem toda a envolvência de um romance. Mas sabemos que é uma história real, o que só a torna mais impressionante.
História de amor em tempos de guerra, de esperança em tempos desesperados e da coragem de agir mesmo quando as consequências se afiguram ameaçadoras, eis, pois, um livro que narra, com toda a e envolvência e fluidez de um romance, uma história impressionantemente verídica. Bruce e Josefine passaram por muito no amor e na guerra. Vale muito a pena conhecer a sua história.

Autor: Doug Gold
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário