sexta-feira, 3 de abril de 2020

Viajar com os Reis de Portugal (Miguel Ribeiro Pedras)

Viajar pelo estrangeiro nem sempre contou com a simplicidade trazida pelos actuais benefícios da tecnologia e da globalização. E a situação tornava-se ainda mais delicada quando se tratava de uma viagem oficial de um - ou vários - membros da família real. Não foi, ainda assim, impedimento para que, ao longo do tempo, essas viagens se realizassem, fossem elas de lazer ou de estado, com fins diplomáticos ou de pacificação.
Basta a premissa para despertar a curiosidade para este interessante livro, pois, sendo certo que a existência de algumas das viagens aqui contidas será do conhecimento geral, já os percursos, pormenores práticos, visitas e relações estabelecidas talvez não sejam assim tão conhecidas. Acrescente-se a isto o facto de haver para cada uma destas viagens um vasto desenrolar de preparativos, informações de contexto e até rasgos de oposição e é possível ficar com uma imagem muito clara do contexto em que se realizaram.
Importa também salientar que, embora seja um livro sobre viagens, as figuras que as protagonizaram adquirem um papel mais importante do que os destinos propriamente ditos, sendo mais a informação sobre reis e outras figuras de estado do que propriamente sobre os locais. Ainda assim, e tendo em conta as necessárias limitações impostas pela informação contida nos documentos da época, é possível ficar com uma boa ideia da impressão que esses locais deixaram na mente dos seus reais visitantes - particularmente nas viagens mais longas.
Passando do conteúdo à forma, importa realçar a fluidez da linguagem, que faz com que a leitura nunca se torne aborrecida, apesar da abundância de nomes de figuras e locais, e as fotografias que acompanham o texto, permitindo ficar com uma imagem mais clara não só das reais pessoas, mas também da forma como essas viagens foram noticiadas à época. Junte-se a isto a relativa concisão, focada nos pontos essenciais - motivos, locais e intervenientes - de cada viagem, e o resultado é um texto completo quanto baste e de leitura muito acessível.
Repleto de informação interessante, e de leitura cativante e agradável, trata-se, pois, de um bom livro para conhecer a faceta viajante - ainda que nem sempre por motivos de mero lazer - dos reis e infantes da história de Portugal. E os locais, claro, por onde passaram.

Autor: Miguel Ribeiro Pedras
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário