quinta-feira, 23 de abril de 2020

O Teu Corpo é Teu! (Rachel Brian)

O consentimento é, na verdade, uma coisa muito simples - ou, pelo menos, devia sê-lo para todos. O nosso corpo é nosso e quem define os limites somos nós. E o mesmo se aplica a todos os outros: tal como os nossos limites são para manter, também não devemos tentar forçar os limites dos outros. Simples, não é? Mas muitíssimo importante. E se existem até adultos com dificuldade em entender este conceito, mais importante se torna explicá-lo de forma clara e acessível aos mais novos. É precisamente isso que este livro faz.
Pese embora o facto de ser um livro nitidamente pensado para os mais novos, e construído como tal, algo que cedo se torna evidente é que se trata de uma leitura relevante e esclarecedora para leitores de todas as idades. É que, se é verdade que as questões abordadas são no fundo bastante simples, e a forma como são descritas realça ainda mais a sua clareza, também o é que basta um olhar rápido às notícias do nosso mundo para perceber que estes limites tão claros nem sempre são respeitados. Há, pois, muito a aprender com este livro - e está muito longe de ser apenas para crianças.
Outro aspecto a sobressair desta leitura é a capacidade da autora de abordar de forma clara um tema sério, proporcionando, ainda assim, uma leitura leve e divertida. Além disso, os vários exemplos de consentimento, aplicados a coisas tão simples e surpreendentes como umas cócegas ou levar com uma tarte na cara, põem em evidência que a questão dos limites e da autonomia não se aplica apenas a um contexto específico - e muito menos a esse grande e muito específico grupo de pessoas que são os desconhecidos.
Mas importa, sobretudo, realçar duas facetas: primeiro, a forma clara e acessível com que os vários aspectos do consentimento (limites, possibilidade de mudar de ideias, procura de apoio, ausência de culpa) são abordados, ilustrando com exemplos as questões essenciais e apontando ainda formas de procurar ajuda em caso de necessidade; depois, a forma propriamente dita, com as ilustrações simples, mas claras e divertidas, a dar muito mais vida às ideias do que o mero texto escrito poderia fazer.
Pensado para os mais novos, mas relevante para todos os leitores, trata-se, pois, de uma forma acessível e cativante de abordar uma questão que não só é importantíssima como - pelo menos para os adultos - devia ser evidente. E basta este simples facto para que este livro mereça uma forte recomendação.

Autora: Rachel Brian
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. Livros como este são cada vez mais importantes e lamento não terem sido introduzidos na sociedade mais cedo. Em miúda, este livro, pelo que descreves, teria sido uma leitura super importante e esclarecedora. Obrigada por partilhares.

    ResponderEliminar