terça-feira, 3 de novembro de 2020

Proezas de Unicórnio (Dana Simpson)

Ter amigos é bom. Ter uma amiga que é um unicórnio é... cintilante! E a Bia já não passa sem a sua amiga Pureza. Parceira de bowling, boleia constante, tema dos seus trabalhos de escola, musa mais ou menos inspiradora para as suas composições no piano e companheira de todos os momentos, a Pureza é uma parte essencial da vida da Bia. E, diga-se de passagem, além de lhe acrescentar brilho, acrescenta também diversão... muita diversão.
Parte de uma série já relativamente longa, mas em que a grande maioria dos episódios são basicamente independentes (até porque grande parte dos livros são compostos mais por momentos da vida da Bia do que propriamente por uma história sequencial), uma das primeiras coisas que importa dizer sobre este livro é que se lê de forma perfeitamente independente. Não é preciso ter lido todos os volumes anteriores, ou sequer alguns, para apreciar estas pequenas aventuras. Ainda assim, não deixa de ser verdade que, terminada a leitura, fica sempre a vontade de ler mais sobre estas duas personagens.
Claro que, para quem já leu alguns dos outros livros, as características essenciais mantêm-se iguais: cor, simplicidade, brilho (porque, afinal, a Pureza é um unicórnio...) e humor, conjugados numa sucessão de pequenas aventuras e episódios divertidos que proporcionam uma leitura leve e sempre cativante. E é interessante notar que, mantendo embora as mesmas características de livro para livro, a leitura nunca se torna repetitiva. Talvez a simplicidade contribua para isso, mas o mais marcante é, ainda e sempre, a amizade que une estas duas personagens. E, assim, o reencontro é sempre agradável.
Um último ponto constante, mas que importa sempre mencionar, é a capacidade de falar de coisas sérias - e até de apelar à reflexão - sem nunca perder de vista a leveza. O valor da amizade, os possíveis preconceitos, as diferenças entre gerações e até a luta contra o sistema (das convenções instituídas) marcam presença ao longo deste livro - sempre de forma leve e concisa, mas nem por isso menos relevante. E, sendo um livro para os mais novos, talvez seja mesmo esta a melhor forma de começar a abordar questões mais profundas.
Leve, colorido e, acima de tudo, muito divertido: assim é este novo livro da Bia e do seu Unicórnio. Um conjunto de episódios caricatos e cativantes - com temas sérios a pairar - e uma leitura que, embora relativamente breve, facilmente nos arranca múltiplos sorrisos. Perfeito para descontrair, em suma.

Sem comentários:

Enviar um comentário